O concerto de Camané e Mário Laginha “Aqui está-se sossegado” abre, na sexta-feira, a temporada de Outono em Santarém, que, até dezembro, apresentará dezenas de espectáculos em vários espaços do concelho.

O concerto vai realizar-se a partir das 21:30, no grande auditório do Centro Nacional de Exposições (Cnema).

O assistente da direcção artística do Santarém Cultura, Tiago Fernandes, disse à Lusa que a programação cultural para os próximos três meses em Santarém se associa a iniciativas como a 16.ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude (FITAIJ), de 05 a 10 de Outubro, o Festival Nacional de Gastronomia, de 22 de Outubro a 01 de Novembro, o Festival Internacional de Órgão de Santarém, de 05 a 07 de Novembro, bem como à actividade do Cineclube, no âmbito das parcerias e promoção dos agentes culturais locais.

Nos dias 08 e 09 de Outubro, no Teatro Sá da Bandeira (TSB), Títeres de Maria Parrato (Espanha) apresenta o teatro de marionetas “No te asuste mi nombre”, no âmbito do FITAIJ, cabendo, no fim de semana seguinte, dias 15 (para as escolas) e 16 (para as famílias), a Leonor Keil apresentar, também no TSB, “Bianca Branca”, espectáculo de dança inspirado no conto “Bianca” de Fausto Gilberti, numa co-produção Maria Matos Teatro Municipal e Teatro Municipal do Porto.

No âmbito da parceria com o Festival Nacional de Gastronomia (FNG), organizado pela empresa municipal Viver Santarém, o Santarém Cultura, projeto cultural do município, vai assegurar a programação que animará o evento gastronómico, disse Tiago Fernandes.

Assim, a 22 de Outubro, na Casa do Campino, actuarão os Black Mamba, estando agendado, para dia 23, o concerto dos Tágua Tágua, para dia 29, o espectáculo de teatro “Fogo Lento”, de Constanza Givone, resultante da “vontade de investigar as camadas de histórias dos hábitos culinários do dia-a-dia”.

No dia 30, actuará Bárbara Tinoco e, para o dia seguinte, véspera do encerramento do FNG, está agendado o concerto de Jéssica Pina.

De 05 a 07 de Novembro, as igrejas do centro histórico de Santarém, cujos órgãos foram recuperados, recebem o FÓS – Festival Internacional de Órgão de Santarém.

Sara Barros Leitão apresentará a sua nova criação, “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, no dia 20 de Novembro, no TSB, espaço que receberá, a 26 desse mês, “Respeitosa Mente”, de Ricardo Ribeiro, projeto que junta poesia e música e que foi um dos espectáculos que tiveram de ser reagendados devido à paragem imposta pela pandemia da covid-19.

Os dias 27 e 30 de Novembro foram reservados para o Círculo Cultural Scalabitano apresentar, no Convento de São Francisco, a sua gala (dia 30) e a da Orquestra Típica Scalabitana (dia 27).

O mês de dezembro arranca, no dia 04, com o espectáculo de dança “Impulso”, pela companhia Quorum Ballet, que dinamizará um ‘workshop’ de dança em Santarém, actuando no dia 07, também no TSB, a banda escalabitana Vulture.

A ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, com direcção artística de Élio Oliveira e encenação e direcção musical de Sílvia Mateus, outro espectáculo que teve de ser reagendado, vai acontecer no dia 11 de dezembro, no TSB.

Nos dias 14 e 15, o teatro acolhe o ciclo de Cinema de Animação promovido pelo Cineclube de Santarém, encerrando a temporada, nos dias 17 e 18 de Dezembro, com o ‘teatro-performance’ “Fátuo”, a nova criação de Carlos Oliveira / Associação Parasita.

Leia também...

Almeirim volta a ser capital do cinema com o ‘3in1 Film Fest’

Almeirim vai voltar a ser a capital do cinema entre 25 e…

Maior balão de ar quente do mundo já viaja pelos céus do Ribatejo

Tem mais de 40 metros de altura, três mil metros de tecido…

Bons Sons assinala 10.ª edição com livro ilustrado retratando festival e a aldeia

O festival Bons Sons, que decorrerá na aldeia de Cem Soldos, Tomar,…

Salgueiro Maia homenageado no 28º aniversário da sua morte

O Municipio de Santarém e as Comemorações Populares do 25 de Abril…