O primeiro workshop na área das artes – de um total de três que a Câmara Municipal do Cartaxo organizou para decorrerem ao longo do mês de Outubro –, reuniu oito jovens e um formador em técnicas de arte urbana, durante quatro dias. Do workshop resultará a pintura de um Mural no Museu Rural e do Vinho.

O resultado das técnicas que o formador João Domingos (conhecido como BiGod), partilhou com os jovens artistas ao longo dos quatro dias, já pode começar a ser visto numa das paredes laterais do Museu Rural e do Vinho, no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, no Cartaxo.

O workshop decorreu de 14 a 17 de Outubro, no âmbito da Lezíria Imaterial – a linha de programação artística em execução nos municípios da Lezíria do Tejo –, programação que, no concelho do Cartaxo, é organizada e acompanhada pela área de Cultura da Câmara Municipal.

João Domingos coordenou quer a formação dos participantes, com enfoque na técnica de pintura com stencil, quer o projecto final que foi construído previamente com a área de Cultura do Município, responsável pelo Museu Rural e do Vinho. Apresentação da técnica de stencil; apresentação do trabalho, evolução da técnica; experimentação de corte de stencil; pintura do stencil em outros suportes; escolha da imagem a trabalhar para a pintura em mural; explicação de processos até ao stencil final; corte e aplicação do stencil, foram as fases do workshop ministrado por João Domingos.

PUBLICIDADE

Durante o mês de Outubro, a Câmara Municipal do Cartaxo, propõe a participação da população em outros dois workshops na área da expressão artística: Estátua Vivas, a decorrer até este sábado, dia 23 e Cinema Documental, Vale, entre 25 e 29 de Outubro, com inscrições em aberto a partir dos 15 anos, num limite de 10 participantes (hello@wavesofyouth.com), em que o tema será ‘A vinha e o vinho’, dinamizado pelo WAVES OF YOUTH e coordenado por Miguel Canaverde e Pedro Mourinha, possibilita aos participantes construir um documentário sobre o património imaterial do concelho do Cartaxo ligado à vinha e ao vinho. O documentário final será exibido ao público no Dia Internacional do Cinema, dia 29 de Outubro, pelas 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo.

O Plano de Acção Programação em Rede / Lezíria do Tejo é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em parceria com os 11 municípios que a integram e conta com o apoio financeiro da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), Portugal 2020 e Alentejo 2020.

PUBLICIDADE
Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.