Foto de Ilustrativa
Foto de Ilustrativa

 A Câmara de Ourém vai criar 36 apartamentos para arrendamento acessível na sede do concelho e outros 25 na cidade de Fátima, num investimento total na ordem dos 10 milhões de euros, disse hoje o presidente do município.

“Faz parte da nossa estratégia de habitação, sabendo que no concelho de Ourém, nomeadamente nas cidades de Ourém e de Fátima, há uma carência grande de apartamentos para arrendar. Há muita gente disponível e interessada em fixar-se nestas cidades e sentimos essa necessidade”, afirmou Luís Albuquerque à agência Lusa.

Segundo Luís Albuquerque, aproveitando um programa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a autarquia adquiriu em Fátima “um imóvel para requalificar e em Ourém um terreno, através do IHRU [Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana]”, para construção de habitações nas duas cidades, de forma a ter “maior oferta e também, ao mesmo tempo, tentar regular um pouco os preços que são praticados nas duas cidades”.

“Como todos sabemos, um pouco por todo o país, [os preços da habitação] estão muito altos comparativamente há algum tempo”, observou.

Admitindo que este será o maior investimento de sempre do município no âmbito da habitação, o autarca especificou que no caso de Ourém, num terreno na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, se trata de “um processo de conceção/construção”.

“Aprovámos o estudo prévio [em reunião de câmara na segunda-feira] e agora vamos lançar o concurso para a conceção/construção. Quem ganhar o concurso terá de fazer o projeto de execução e depois a respetiva construção”, declarou.

No caso de Fátima, a autarquia vai criar habitação num imóvel atualmente devoluto, na Rua de Santo António, próximo do santuário, sendo que “muito em breve irá para concurso, já para a sua execução”, referiu.

“São coisas diferentes, mas pensamos que, possivelmente, talvez no início do próximo ano haja condições para que possamos começar com as respetivas obras”, adiantou.

Na cidade de Ourém, o investimento é de seis milhões de euros, sendo que em Fátima, com a aquisição do imóvel, soma quatro milhões de euros. O financiamento será 100% do PRR, acrescentou o presidente deste município.

Luís Albuquerque realçou ainda a importância deste investimento num concelho onde se procuram pessoas para trabalhar, mas que, embora possam estar disponíveis, “encontram dificuldades em fixar-se” devido aos custos da habitação.

De acordo com o presidente da autarquia, estes são os dois primeiros projetos no âmbito da habitação para arrendamento acessível, estando previstos mais quatro, novamente em Fátima e Ourém, a que acresce Vilar dos Prazeres e Caxarias.

Leia também...

Carta Arqueológica Municipal apresentada em Alcanede

A Carta Arqueológica Municipal foi apresentada numa sessão que teve lugar esta sexta-feira, dia 7, pelas 21h30 na sala da assembleia da Junta de…

Um detido em Santarém por tráfico de estupefacientes

O Comando Distrital de Santarém da PSP deteve, no dia 01 de Dezembro, em flagrante delito, de 1 (um) indivíduo, do sexo masculino, com…

Surto no CRIAL atinge todos os utentes residentes e já provocou um óbito

O Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) tem um surto activo de covid-19 que atingiu todos os utentes da Unidade Residencial da instituição…

Homem de 78 anos desaparecido depois de assistido no hospital de Torres Novas

Um homem de 78 anos, doente de Alzheimer, está desaparecido, desde quarta-feira, depois de ter sido assistido nas urgências do hospital de Torres Novas,…