O Município da Chamusca mantém a medida Vale Estudante no próximo ano lectivo 2020/2021, uma medida de apoio a todos os alunos residentes no concelho que frequentarem o ensino básico e secundário.
O Vale Estudante atribuiu uma verba que permite a aquisição de fichas e material escolar nos estabelecimentos aderentes e este ano, devido à pandemia covid-19, a sua entrega será efectuada de forma descentralizada, nas freguesias dos concelho.
Para levantar o Vale, os beneficiários devem dirigir-se aos locais indicados em cada uma das freguesias. De forma a garantir a segurança, serão distribuídas, em média, 20 senhas diárias por ordem de chegada e o uso de máscara é obrigatório no momento da recepção dos Vales.
Esta medida da Câmara da Chamusca integra-se no programa “Acredita.Vive” e visa garantir a igualdade de oportunidades e acesso ao ensino, estimulando o combate ao abandono escolar, a promoção do sucesso escolar e implementando medidas efectivas de apoio às famílias.
A medida foi iniciada no ano lectivo de 2016-2017 com a oferta de manuais e fichas escolares do 1.º ao 12.º ano, mas após a decisão do Governo de atribuir todos os manuais escolares do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, o Município decidiu adaptar as suas medidas de apoio e de criar o Vale Estudante.
As normas de atribuição do Vale Estudante e os locais para levantamento podem ser consultados no site do Município, em www-cm-chamusca.pt, ou no Balcão Único da Câmara Municipal.