A Câmara da Golegã vai assumir o pagamento do diferencial da remuneração dos trabalhadores que estão em casa a acompanhar filhos até 12 anos, por causa da suspensão das actividades lectivas.

A medida surge na sequência do despacho do Governo, da passada sexta-feira, segundo o qual os trabalhadores por conta de outrem que tenham de ficar em casa a acompanhar os filhos até 12 anos vão receber 66% da remuneração-base, metade a cargo do empregador e outra metade da Segurança Social.

O apoio financeiro aos trabalhadores que ficam em casa com os filhos até 12 anos – que abrange apenas um dos progenitores – tem como referencial mínimo o salário mínimo nacional no caso dos trabalhadores dependentes, e uma vez o valor do IAS – Indexante dos Apoios Sociais (438,81 euros em 2020) no caso dos trabalhadores independentes – até um tecto máximo de 2,5 IAS.

No despacho emitido, o presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez, comunica a decisão de assumir os 34% do salário em falta, “a menos que exista algum impedimento legal”.

O executivo municipal colocou 12 funcionários em teletrabalho, mandou para casa os que têm crédito de horas, para que as gozem de imediato, e todos aqueles cujas funções não são neste momento essenciais ao serviço, ficando estes com um débito de horas a compensar posteriormente. Foram igualmente cancelados todos os estágios.

Veiga Maltez pede ainda aos munícipes para que “adotem um comportamento responsável”, salvaguardando a saúde de todos, lembrando que o concelho tem “uma grande parte da população com mais de 65 anos, considerada vulnerável e de risco”.

O concelho da Golegã tem cerca de 5.500 habitantes.

Leia também...

Distrito de Santarém sob aviso amarelo devido à chuva

O distrito de Santarém está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, devido a uma…

Diocese de Santarém transmite celebrações da Semana Santa nas redes sociais

A Diocese de Santarém vai transmitir as celebrações da semana santa, de quinta-feira a domingo, em directo através das redes sociais. As celebrações, efectuadas…

Oito idosos infectados em lar ilegal de Santarém transferidos para o Hospital de Abrantes

Oito utentes da casa de repouso Idoso Feliz, na localidade de Casével, concelho de Santarém, foram transferidos para o Hospital de Abrantes na noite…

Jovem de 22 anos detido por cultivo de estupefacientes

Um jovem de 22 anos de idade foi detido por cultivo de estupefacientes, no dia 30 de Julho, em Ourém. Segundo o Comando Territorial…