A Câmara da Golegã vai assumir o pagamento do diferencial da remuneração dos trabalhadores que estão em casa a acompanhar filhos até 12 anos, por causa da suspensão das actividades lectivas.

A medida surge na sequência do despacho do Governo, da passada sexta-feira, segundo o qual os trabalhadores por conta de outrem que tenham de ficar em casa a acompanhar os filhos até 12 anos vão receber 66% da remuneração-base, metade a cargo do empregador e outra metade da Segurança Social.

O apoio financeiro aos trabalhadores que ficam em casa com os filhos até 12 anos – que abrange apenas um dos progenitores – tem como referencial mínimo o salário mínimo nacional no caso dos trabalhadores dependentes, e uma vez o valor do IAS – Indexante dos Apoios Sociais (438,81 euros em 2020) no caso dos trabalhadores independentes – até um tecto máximo de 2,5 IAS.

No despacho emitido, o presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez, comunica a decisão de assumir os 34% do salário em falta, “a menos que exista algum impedimento legal”.

O executivo municipal colocou 12 funcionários em teletrabalho, mandou para casa os que têm crédito de horas, para que as gozem de imediato, e todos aqueles cujas funções não são neste momento essenciais ao serviço, ficando estes com um débito de horas a compensar posteriormente. Foram igualmente cancelados todos os estágios.

Veiga Maltez pede ainda aos munícipes para que “adotem um comportamento responsável”, salvaguardando a saúde de todos, lembrando que o concelho tem “uma grande parte da população com mais de 65 anos, considerada vulnerável e de risco”.

O concelho da Golegã tem cerca de 5.500 habitantes.

Leia também...

Jovem de 17 anos detido pela PSP por tráfico de droga

Um jovem, de 17 anos de idade, foi detido na quarta-feira, 18 de Setembro, pelo crime de tráfico de estupefacientes, em Ourém. A detenção…

ASAE fiscaliza local não autorizado de fabrico de queijos após casos de brucelose

ASAE realizou na passada semana uma acção de fiscalização a um local não licenciado e não autorizado de fabrico de queijos, em Aveiras de…

Pitbull fere mulher e mata três cães na Póvoa da Isenta

Um cão de raça ‘Pitbull’ atacou um mulher e matou outros três cães num terreno de uma habitação na noite de quinta-feira, 5 de…

Hospital de Santarém compromete-se a avaliar reivindicações dos enfermeiros

O Conselho de Administração (CA) do Hospital de Santarém afirmou estar disponível para analisar a curto prazo as reivindicações dos enfermeiros daquela unidade hospitalar,…