O presidente da Câmara de Abrantes anunciou a intenção de repor os 25 dias úteis de férias aos cerca de 550 trabalhadores do município já este ano, numa proposta que vai ser apresentada na reunião do executivo de terça-feira.

Manuel Jorre Valamatos (PS) falava na tomada de posse dos novos órgãos sociais do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (STAL), que decorreu em Abrantes.

“Vamos levar uma proposta à reunião de Câmara de terça-feira para que os nossos trabalhadores voltem a ter os 25 dias de férias e seguramente, depois disso, marcaremos um dia apropriado no Salão Nobre com todos os nossos trabalhadores e com aqueles que o STAL entenda que façam parte da cerimónia para estarmos juntos a assinar o acordo”, acrescentou, em declarações à Lusa.

Os trabalhadores da Câmara de Abrantes gozam actualmente 22 dias de férias, tendo o anúncio do autarca gerado um sonoro aplauso por parte dos cerca de 125 dirigentes sindicais presentes na cerimónia.

Manuel Jorge Valamatos remeteu mais declarações para a reunião de terça-feira, mas sublinhou que a medida resulta de conversações com o STAL.

“Depois de, no âmbito da ‘troika’, ter existido um conjunto de restrições para a função pública, neste momento a legislação permite a sua recuperação e é isso que vamos fazer, por uma questão de justiça, mas também como factor de mobilização para motivar a fazer mais e melhor”, declarou.

O PS tem maioria no executivo de Abrantes.

Leia também...

Maria Martins em quarto no concurso olímpico de omnium

Maria Martins foi na sexta-feira, 29 de Fevereiro, a quarta classificada no concurso olímpico de omnium do Campeonato do Mundo de Pista, em Berlim,…

GNR recupera dois cães furtados e alvo de maus tratos

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Coruche recuperou dois cães furtados, nos dias 2 e 5 de Novembro, em Samora Correia. O…

Funcionária de lar no Cartaxo testa positivo à covid-19

Uma funcionária da Casa de Santa Cruz, residência para idosos pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, testou positivo à covid-19, na quinta-feira,…

Julgamento de Tancos arranca em Santarém

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e mais 22 arguidos começam a ser julgados hoje, no tribunal de Santarém, no processo de Tancos, sobre…