A Câmara Municipal de Almeirim comprou, recentemente, um segundo lote de mil testes rápidos ao Sars-Cov-2 (Covid-19) para detectar e evitar possíveis surtos da doença em IPSS’s e outras entidades do concelho.

Segundo uma nota da imprensa da autarquia, estes testes “têm sido utilizados em casos e situações específicas […] cujas cadeias de transmissão podem ser de alto risco”.

Há cerca de duas semanas, este lote de testes rápidos permitiu identificar e isolar um situação “potencialmente grave” no Posto da GNR de Almeirim, onde foram detectados cinco casos positivos da doença.

“Temos consciência que o fim da pandemia passa pela vacinação em massa, mas até lá é necessário mantermos as medidas de protecção e prevenção, pelo que esta estratégia que temos seguido é para continuar por mais alguns meses”, destaca Pedro Ribeiro, presidente do Município de Almeirim.

Os testes rápidos tem sido utilizados pela Unidade de Cuidados na Comunidade, do Centro de Saúde de Almeirim, em colaboradores de áreas de risco, como por exemplo, os funcionários dos lares de idosos, entre outras instituições do concelho almeirinense.

Leia também...

77 infectados e um morto num surto em lar de Abrantes

Setenta e sete pessoas, entre utentes e funcionários, estão infectadas na sequência de um surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes,…

ULS Lezíria reconhece trabalho do CT-PSCI em jovens com diabetes tipo 1

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), destacou hoje o trabalho desenvolvido pelo Centro de Tratamento de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina…

ULS Lezíria acolheu encontro de cuidados primários de saúde

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) acolheu, no passado dia 26 de Setembro, o encontro “Diretores Clínicos: Liderar a mudança nos…

ACES Lezíria concluiu primeira fase com 89% dos utentes vacinados

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria concluiu a vacinação contra a covid-19 da fase 1 junto de 89% dos utentes referenciados…