A Câmara de Almeirim lançou a campanha “Pais de desportistas são pais responsáveis”, que vai avançar numa primeira fase com a adesão dos três clubes de futebol do concelho com equipas de formação, disse hoje o presidente do município.

Pedro Ribeiro disse à Lusa que o projecto estava pensado “há muito tempo” e que os acontecimentos ocorridos na Academia do Sporting, em Alcochete, levam a que este seja “o momento certo” para o seu lançamento.

“Se o desporto ao mais alto nível não dá o exemplo, então é tempo de os pequenos clubes e associações desportivas, que são o verdadeiro garante do desporto para todos, se mobilizarem. A Câmara dará também esse exemplo, incentivando ou penalizando. É tempo de mudarmos mentalidades e comportamentos”, escreveu o autarca nas redes sociais.

Numa reunião realizada quarta-feira, os clubes assumiram o compromisso de harmonizarem os seus regulamentos internos, de forma a que as regras sejam comuns, introduzindo penalizações a maus comportamentos de atletas, dirigentes e pais, que podem ir de advertências a expulsões.

“A Câmara apoiará os bons comportamentos e penalizará os maus em termos financeiros”, disse o autarca à Lusa.

Na reunião estiveram ainda os presidentes da Associação de Futebol de Santarém e do Conselho de Arbitragem, para que haja uma sensibilização de dirigentes, técnicos e árbitros, sendo pedido particularmente a estes que passem a penalizar não apenas os atletas, mas também os que durante o jogo exibam ou fomentem comportamentos violentos.

“Não nos podemos conformar com atitudes que parece que são já normais. ‘Alhos e bugalhos’ na boca de pais, atletas e dirigentes já não são condenados. Mas devem ser. Discussões, empurrões, agressões entre adeptos, muitas vezes pessoas com responsabilidade, parecem banais”, escreveu Pedro Ribeiro.

Para o autarca, a campanha “Pais de desportistas são Pais responsáveis”, que tem por lema “durante os jogos não dê espectáculo, deixe o protagonismo às equipas”, pretende ser um exemplo.

Nas próximas semanas, o município vai reunir com as restantes modalidades, “para que o projecto se inicie em toda a formação do concelho na próxima época”, afirmou, salientando que o comportamento em toda a envolvente das competições vai ter um peso no apoio financeiro do município aos clubes, premiando as boas práticas e cortando verbas nos que não as pratiquem.

Leia também...

Tiro com Arco do Rugby Clube de Santarém estreia-se em provas oficiais

A estreia do Tiro com Arco do Rugby Clube de Santarém (RCS) em provas oficiais aconteceu no passado domingo (dia 20), na primeira prova…

Fundador do GD Samora Correia morre aos 87 anos

Manuel Ferreira Gonçalves, um dos fundadores do Grupo Desportivo de Samora Correia, morreu esta quarta-feira, 5 de Fevereiro, aos 87 anos de idade. O…

A.F Santarém apresenta equipas técnicas das Seleções Distritais

O evento decorreu na sede da A.F. Santarém e pretendeu divulgar as equipas técnicas e os respetivos calendários das competições das Seleções, para a…

Cinco atletas do Vitória Clube de Santarém convocados para a Selecção Nacional

Cinco atletas do Vitória Clube de Santarém foram convocados para integrar a selecção que representará Portugal no próximo campeonato europeu de Footgolf, que decorrerá…