A Câmara de Almeirim lançou a campanha “Pais de desportistas são pais responsáveis”, que vai avançar numa primeira fase com a adesão dos três clubes de futebol do concelho com equipas de formação, disse hoje o presidente do município.
Pedro Ribeiro disse à Lusa que o projecto estava pensado “há muito tempo” e que os acontecimentos ocorridos na Academia do Sporting, em Alcochete, levam a que este seja “o momento certo” para o seu lançamento.
“Se o desporto ao mais alto nível não dá o exemplo, então é tempo de os pequenos clubes e associações desportivas, que são o verdadeiro garante do desporto para todos, se mobilizarem. A Câmara dará também esse exemplo, incentivando ou penalizando. É tempo de mudarmos mentalidades e comportamentos”, escreveu o autarca nas redes sociais.
Numa reunião realizada quarta-feira, os clubes assumiram o compromisso de harmonizarem os seus regulamentos internos, de forma a que as regras sejam comuns, introduzindo penalizações a maus comportamentos de atletas, dirigentes e pais, que podem ir de advertências a expulsões.
“A Câmara apoiará os bons comportamentos e penalizará os maus em termos financeiros”, disse o autarca à Lusa.
Na reunião estiveram ainda os presidentes da Associação de Futebol de Santarém e do Conselho de Arbitragem, para que haja uma sensibilização de dirigentes, técnicos e árbitros, sendo pedido particularmente a estes que passem a penalizar não apenas os atletas, mas também os que durante o jogo exibam ou fomentem comportamentos violentos.
“Não nos podemos conformar com atitudes que parece que são já normais. ‘Alhos e bugalhos’ na boca de pais, atletas e dirigentes já não são condenados. Mas devem ser. Discussões, empurrões, agressões entre adeptos, muitas vezes pessoas com responsabilidade, parecem banais”, escreveu Pedro Ribeiro.
Para o autarca, a campanha “Pais de desportistas são Pais responsáveis”, que tem por lema “durante os jogos não dê espectáculo, deixe o protagonismo às equipas”, pretende ser um exemplo.
Nas próximas semanas, o município vai reunir com as restantes modalidades, “para que o projecto se inicie em toda a formação do concelho na próxima época”, afirmou, salientando que o comportamento em toda a envolvente das competições vai ter um peso no apoio financeiro do município aos clubes, premiando as boas práticas e cortando verbas nos que não as pratiquem.