O presidente da Câmara de Almeirim declarou-se hoje “profundamente desiludido” com a “discriminação” feita pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao não apoiar a gratuitidade das creches municipais.

O socialista Pedro Ribeiro disse à Lusa não compreender por que razão o Ministério tutelado por Ana Mendes Godinho não concede às creches municipais os mesmos apoios atribuídos às que são geridas pelas instituições particulares de solidariedade social (IPSS), obrigando as autarquias a assumirem esse custo ou serem as famílias a pagar.

Afirmando não compreender esta postura num Governo socialista, o autarca disse que, nos contactos que manteve, chegou a propor que o apoio às creches municipais fosse condicionado à prova de que apenas suprem falhas na oferta e não entram em concorrência com as IPSS.

A Câmara de Almeirim investiu meio milhão de euros na criação de uma creche para 60 crianças para responder a uma carência de resposta no concelho para acolhimento de crianças até aos 3 anos.

A obra de adaptação do edifício do antigo quartel da GNR, que serviu depois como Tribunal, está concluída e tem a decorrer o concurso para a colocação dos profissionais que vão assegurar o seu funcionamento, disse.

Para o autarca, é “inadmissível” que a Lei de Bases da Segurança Social não permita acordos com as autarquias, obrigando a que estas assumam a totalidade dos encargos com o funcionamento, ao contrário do que sucede com as IPSS.

A Lusa contactou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, não tendo tido resposta até ao momento.

Leia também...

CTT lançam Postal Comemorativo dos 150 anos dos B.V. de Santarém (vídeo)

BV de Santarém assinalou hoje os seus 150 anos de vida.
Imagem ilustrativa

Homem é detido duas vezes em 48 horas por furto e condução sem carta em Santarém

No primeiro dia foi apanhado em flagrante por um polícia de folga.

Feira dos Frutos Secos regressa a Torres Novas

Após dois anos de interregno devido à pandemia, a Feira Nacional dos…
Foto ilustrativa

Urgência Pediátrica da ULS Médio Tejo volta a funcionar sem constrangimentos até final de Março

O Serviço de Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio…