A Câmara Municipal de Ourém aprovou as contas de 2018 por unanimidade, com um saldo positivo de 712 mil euros, informou a autarquia liderada por Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS Ourém Sempre).

Em nota de imprensa, o Município de Ourém, adianta que foi aprovado o relatório de gestão e prestação de contas, votado por unanimidade, na reunião de segunda-feira, apresentando um resultado líquido positivo de cerca de 712 mil euros.

Este saldo “contrasta com os resultados apresentados nos últimos 12 anos, em que o mesmo foi consecutivamente negativo e que contribuiu para a deterioração dos capitais próprios do Município em cerca de 36 milhões de euros”, refere a autarquia.

Segundo a nota do presidente, o resultado do exercício de 2018 é “histórico” e “terá repercussões no investimento previsto a realizar no concelho nos próximos meses”.

O documento refere um grau de execução da receita na óptica das cobranças líquidas de 89,8%, superando a meta dos 85%. Excluindo os efeitos extraordinários das vendas de bens de investimento, de passivos financeiros e do saldo de gerência anterior, as receitas líquidas reflectem um aumento de 4,4% face ao ano anterior.

Relativamente às despesas, registou-se uma diminuição de 10,3%, o que representa um decréscimo de 3,5 milhões de euros, embora se tenha verificado um aumento das despesas com o pessoal, em 1,7 milhões de euros, decorrentes do processo de internalização da empresa Ourém Viva.

De acordo com a nota do presidente, a autarquia teve um resultado corrente positivo em 9,7 milhões de euros e resultado orçamental positivo em cerca de 6,9 milhões de euros.

Não há pagamentos em atraso e o prazo médio de pagamentos situa-se em 19 dias, quando em 2017 era de 25 dias.

Foi proposta ainda “uma revisão orçamental em alta, que prevê um reforço de um milhão de euros, passando o orçamento municipal para 43,96 milhões de euros”.

“É proposto que deste valor sejam alocados 385 mil euros na aquisição das quotas dos sócios da Fatiparques e no pagamento das dívidas existentes na empresa, para que possamos, de uma vez por todas, resolver mais este gravíssimo problema, que herdámos e que agora está perto de ser resolvido”, salientou o autarca na nota.

Leia também...

Santarém sob aviso amarelo devido ao tempo frio

Até domingo, 23 de Janeiro.

Aguas do Ribatejo emite aviso de suspensão no abastecimento de água no Couço e Santa Justa

A Águas do Ribatejo informa que devido a intervenções no Sistema de Abastecimento de Água do Couço, haverá suspensão no abastecimento no Couço e…

Câmara de Santarém apoia Centro Cultural Recreativo Arneirense e Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira

A Câmara Municipal de Santarém vai atribui um apoio financeiro de 40.000€ ao Centro Cultural Recreativo Arneirense e à Sociedade de Recreio e Educativa…

Autarquia de Santarém apoia organização do centenário da freguesia da Póvoa da Isenta

O Município de Santarém vai conceder um apoio financeiro de 12.000,00 euros à organização das comemorações do centenário da freguesia da Póvoa da Isenta.…