Foto de arquivo

A Câmara de Ourém aprovou a compra de terrenos para a ampliação da Zona Industrial de Casal dos Frades, a mais antiga do concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Luís Albuquerque.

“Chegámos a acordo com 12 proprietários para adquirir cerca de 50.000 metros de terreno ao preço unitário de 5,5 euros, fruto de uma avaliação que foi feita e com a qual houve acordo com todos”, afirmou Luís Albuquerque.

A aquisição foi presente a reunião do executivo municipal na segunda-feira e agora vai ser submetida à Assembleia Municipal.

O autarca explicou que “tem havido procura de novos lotes para construção”, sendo que, neste momento, o município não tem naquela zona industrial qualquer lote.

“E alguns [lotes] que estejam livres são de privados e, portanto, não temos qualquer lote que possamos disponibilizar através de hasta pública”, declarou, explicando que a ampliação desta área empresarial aproveita a recente revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Segundo Luís Albuquerque, a revisão do PDM “prevê que a zona industrial possa ser ampliada para um determinado local confinante com a atual zona”.

A aquisição dos terrenos vai custar 260 mil euros, sendo que o pagamento de 50% do valor é feito na celebração dos contratos de promessa de compra e venda, e o restante no ato da escritura, o que ocorrerá durante o próximo ano.

O presidente daquela autarquia do distrito de Santarém adiantou que se segue o levantamento topográfico da área e, depois, a elaboração do projeto de execução, antecipando que os 50 mil metros quadrados possam permitir a disponibilização de mais 10 lotes.

Sobre o início das obras de alargamento desta área empresarial, Luís Albuquerque apontou 2026 e considerou prematuro avançar com custos.

“A zona que está destinada no PDM a zona industrial é mais ampla do que estes 50 mil metros. Ainda poderá depois ser mais alargada, mas, nesta fase, é o que nós entendemos que é necessário fazer face à procura que há”, defendeu.

O presidente do município acrescentou que recentemente foi inaugurada a Área de Acolhimento Empresarial da Freixianda e está aprovado um projeto “com condições de poder avançar este ano” para ampliar a Zona Industrial de Caxarias, além do alargamento da Zona Industrial de Casal dos Frades.

“Sabemos que há muita procura e há necessidade. Não quero que volte a acontecer aquilo que acontecia no passado, em que recebíamos com frequência pessoas interessadas em construir ou alterar as suas instalações de determinado local para uma zona industrial e não tínhamos oferta”, disse Luís Albuquerque.

O autarca esclareceu que o objetivo “é ter oferta em diversos locais do concelho, para que as pessoas que queiram aqui instalar-se, queiram aqui construir, queiram aqui investir, tenham condições para isso”.

De acordo com o sítio na Internet da Câmara de Ourém, a Zona Industrial de Casal de Frades conta com quatro dezenas de empresas, apresentando “um acesso privilegiado, a cerca de cinco minutos do Itinerário Complementar 9 e a 20 minutos da Autoestrada 1”.

Leia também...

Ourém vai ter acesso mecânico ao castelo da Vila Medieval

A Câmara de Ourém aprovou a contratação de serviços para elaborar um projecto para construir um acesso mecânico ao castelo, anunciou hoje aquela autarquia.…

Rota das adegas volta a levar milhares de pessoas a Alcanhões para provar os vinhos

Centenas de pessoas participaram em mais uma edição da Festa do Vinho de Alcanhões, que se realizou no sábado, dia 29 de março, com…

Portugal qualifica-se para os European Games em Teqball

Podgorica, no Montenegro, recebeu a caravana do Teqball para mais uma prova do European Teqball Tour. Esta era também uma etapa de qualificação para…

CPCJ de Alpiarça inaugura o Cantinho da Criança

A CPCJ de Alpiarça inaugurou nas suas instalações, no dia 26 de Abril, o Cantinho da Criança. O mês de Abril é o mês…