A Câmara de Rio Maior vai ceder duas novas viaturas ao centro de saúde do concelho, substituindo as unidades móveis de saúde que estavam ao serviço desde 2009, disse esta terça-feira, 12 de Março, a presidente do município.

Isaura Morais afirmou que as duas novas viaturas, um investimento do município da ordem dos 36.000 euros, vem aliviar o “encargo muito elevado” que representavam as unidades móveis, viaturas que exigiam condutor com carta de pesados e que, dado o número de quilómetros acumulados, necessitavam de manutenção praticamente todos os meses.

A cedência das viaturas vai ser formalizada na quarta-feira num protocolo que será assinado com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, assegurando esta as equipas e os materiais médicos necessários à prestação de cuidados na comunidade.

O município de Rio Maior, além da aquisição das viaturas, assume os custos com o seguro.

Uma das viaturas garantirá a cobertura de cuidados nas freguesias do norte do concelho e outra nas do sul.

Os veículos antigos irão ser entregues a instituições do concelho, um deles para transformação de forma a poder funcionar como posto de comando dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, disse a autarca.

Durante o ano de 2018, as unidades móveis de saúde permitiram a realização de 6.493 visitas, 6.238 das quais com intervenção de enfermeiros, 121 com assistente social, 89 com terapeuta ocupacional, 35 com psicólogo e 10 com médico de família, de acordo com os dados da Unidade de Cuidados na Comunidade.

A autarca destacou o “grande conforto” que representa para o utente poder ser assistido em casa, a poupança de evitar deslocações e o contributo deste serviço para reduzir a pressão sobre o centro de saúde.

As novas viaturas, ligeiras, servirão para transportar as equipas, materiais de diagnóstico e consumíveis, permitindo a prestação de cuidados, sobretudo de enfermagem.

Verificou-se que os equipamentos instalados nas unidades móveis, como o desfibrilhador, “nunca foram utilizados”.

Leia também...

PSD acusa Governo de “falta de transparência” no reforço dos fundos do Hospital de Santarém

O PSD acusou hoje o Governo de “falta de transparência e competência” na resolução dos problemas do Hospital de Santarém, por, ao contrário do…

Almeirim coloca desfibrilhadores em todos os locais públicos para salvar vidas

A Câmara Municipal de Almeirim vai dotar todos os equipamentos públicos com um Desfibrilhador Automático Externo (DAE). Trata-se de um equipamento que permite a…

Câmara de Tomar preocupada com situação epidemiológica no concelho

A Câmara Municipal de Tomar mostrou-se preocupada com a evolução da situação epidemiológica no concelho, que nos primeiros dias de Janeiro já ultrapassou o…

Novo centro de saúde do Cartaxo vai ser financiado pelo PRR

Garantia dada pela ministra da saúde.