A Câmara Municipal de Rio Maior vai investir 530 mil euros na requalificação da casa que viu nascer o poeta Ruy Belo, em São João da Ribeira, transformando-a numa Casa Museu e Residência artística.

O investimento terá o apoio do Turismo de Portugal que comparticipa cerca de 300 mil euros no projecto. O Protocolo de Colaboração para a promoção da vida e obra de Ruy Belo foi assinado entre as partes no início do mês de Outubro, no âmbito do Programa Valorizar e dos apoios ao Turismo Literário.

O objectivo da requalificação é o de recuperação de todo o imóvel e a promoção da sua visitação, para além da criação do Roteiro Ruy Belo, permitindo a quem visita o espaço ficar a conhecer as gentes e lugares da terra natal do poeta, bem como criar a marca “Ruy Belo”, que servirá de base a todo o merchandising e eventos associados a esta Casa Museu.

O Município de Rio Maior vai ainda implementar o Prémio Literário Nacional Ruy Belo, dedicado a incentivar a publicação de obras no domínio da poesia, bem como lançar a Bolsa de Investigação Ruy Belo, como incentivo ao estudo da obra e vida do autor nascido em São João da Ribeira.

Em comunicado, a autarquia refere que este será “mais um polo turístico do concelho, capaz de atrair todo um conjunto de visitantes com interesse na literatura de Ruy Belo, poeta cujo trabalho é considerado uma das obras cimeiras da poesia portuguesa contemporânea, apesar da brevidade da vida do poeta”.

Leia também...

“Catabrisa” no Palácio Landal e cinema gratuito no Teatro Sá da Bandeira

A programação cultural do município de Santarém inclui no próximo fim-de-semana a…

FICOR assinalada em formato digital nas redes sociais

A Feira Internacional da Cortiça – FICOR que iria decorrer entre hoje…

Museu Nacional Ferroviário recebe Festival Vapor- A Steampunk Circus de 28 a 30 de Setembro

O icónico Museu Nacional Ferroviário recebe o Festival Vapor -A Steampunk Circus,…

Exposição colectiva “Em Abril, Artistas Mil” patente no Centro Cultural Regional de Santarém

A exposição colectiva, que reúne trabalhos de vários artistas locais, “Em Abril,…