A Câmara Municipal de Rio Maior vai investir 530 mil euros na requalificação da casa que viu nascer o poeta Ruy Belo, em São João da Ribeira, transformando-a numa Casa Museu e Residência artística.

O investimento terá o apoio do Turismo de Portugal que comparticipa cerca de 300 mil euros no projecto. O Protocolo de Colaboração para a promoção da vida e obra de Ruy Belo foi assinado entre as partes no início do mês de Outubro, no âmbito do Programa Valorizar e dos apoios ao Turismo Literário.

O objectivo da requalificação é o de recuperação de todo o imóvel e a promoção da sua visitação, para além da criação do Roteiro Ruy Belo, permitindo a quem visita o espaço ficar a conhecer as gentes e lugares da terra natal do poeta, bem como criar a marca “Ruy Belo”, que servirá de base a todo o merchandising e eventos associados a esta Casa Museu.

O Município de Rio Maior vai ainda implementar o Prémio Literário Nacional Ruy Belo, dedicado a incentivar a publicação de obras no domínio da poesia, bem como lançar a Bolsa de Investigação Ruy Belo, como incentivo ao estudo da obra e vida do autor nascido em São João da Ribeira.

Em comunicado, a autarquia refere que este será “mais um polo turístico do concelho, capaz de atrair todo um conjunto de visitantes com interesse na literatura de Ruy Belo, poeta cujo trabalho é considerado uma das obras cimeiras da poesia portuguesa contemporânea, apesar da brevidade da vida do poeta”.

Leia também...

Convento de São Francisco recebe segundo espectáculo de ‘Abu Zacaria, O último Alcaide de Santarém’

O Convento de São Francisco recebe no próximo dia 9 de Outubro, pelas 21h30, o segundo espectáculo de ‘Abu Zacaria, O último Alcaide de…

Santarém em Cena evoca Bernardo Santareno e Mário Viegas

O teatro não é só a plateia onde nos sentamos e emocionamos com dilemas ou comédias. Há mais palco para além das tábuas onde…

FIFCA Portugal Folk Dance Group distinguido em Festival Internacional na Rússia

O FIFCA Portugal Folk Dance Group, (Grupo de Danças Folclóricas de Portugal), da Associação FIFCA participou no XII Festival Internacional de Folclore INTERFOLK entre…

Rui Falcão Campos: “É um livro a pensar nas pessoas da nossa terra”

O escritor escalabitano Rui Falcão de Campos apresentou, na tarde deste sábado, dia 29 de Junho, em Santarém, o livro “O Rapaz que sorria…