A Câmara Municipal de Santarém efectuou hoje a escritura de compra de, aproximadamente, 6,8 hectares na Quinta do Rolim, junto ao Complexo Aquático. Ao longo dos últimos meses o Município adquiriu outros dois terrenos nesta zona tendo em vista “concretizar a totalidade do projecto da futura Cidade Desportiva”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Santarém ao ‘Correio do Ribatejo’.

“Para o ano, em 2024, iniciar-se-á a construção da 1ª fase com a Academia de Futebol (zona central da planta, com bancadas, 2 campos de futebol)”, assegura João Leite.

“Este é um projecto fundamental para Santarém, para a nossa população, para a promoção da prática desportiva, ou seja, da qualidade de vida de todos. Será uma realidade. Hoje, demos um passo essencial para a concretização desta, nossa, ambição”, concluiu.

Em Fevereiro deste ano a Câmara de Santarém assinou com a Associação de Futebol de Santarém um protocolo para a construção de uma Academia de Futebol, orçada em 1.750.000 euros, junto ao Complexo Aquático da cidade.

O projecto inclui a construção de dois campos de futebol, um de onze e outro de nove/sete, balneários, bancadas, descoberta e coberta, áreas de apoio (como posto médico, salas de reunião/formação, salas técnicas e de equipamentos), bar e zona de estacionamento, bem como a reabilitação do Pavilhão e do Complexo Desportivo Municipal para a prática de futsal.

Na assinatura do protocolo estiveram presentes, além do presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), os presidentes da AFSantarém, Francisco Jerónimo, e da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, salientando o autarca a importância do projecto para a existência na cidade de “um espaço com as condições necessárias para a prática desportiva”.

Os equipamentos integrarão o património municipal, vigorando o acordo com a AFSantarém, responsável pela definição das “condições específicas para a prática e utilização desportiva”, por um período nunca inferior a trinta anos, renovável.

Em entrevista recente ao ‘Correio do Ribatejo’, Carlos Coutinho, administrador da Viver Santarém considera o local “apropriado, de forma a tornar esta zona numa cidade desportiva, agregando uma quantidade de estruturas, próximas, o que facilita muito a sua gestão”.

Na mesma entrevista, Carlos Coutinho salienta que “a Câmara teve a capacidade de negociar os terrenos, é um grande passo para Santarém. Este projecto vem resolver os problemas da cidade ao nível daquilo que são as instalações desportivas para os próximos anos”, admite.

“É um projecto estruturante. O ‘masterplan’ da cidade desportiva é ambicioso, mas possível de realizar. Santarém vai ficar com óptimas condições para o desenvolvimento desportivo, seja pela cidade desportiva, seja por todos os investimentos feitos na cidade e freguesias. Há todo um conjunto de projectos que, não podendo ser construídos todos ao mesmo tempo, irão trazer benefícios claros para a região”, conclui o administrador da Viver Santarém que gere os espaços de prática desportiva existentes no concelho.

Leia também...

Campeãs de juvenis do Vitória Clube de Santarém receberam taça

O último domingo, dia 26 de Maio, ficou marcado por mais um…

GD Forense escorrega e deixa ADCR Paços Negros igualar no topo da tabela

O GD Forense recebeu o ACR Espinheirense e acabou derrotado por 1-2,…

Pleno de vitórias garante campeonato distrital de futsal aos iniciados do CAD Coruche

Os iniciados do Clube Associativo e Desportivo (CAD) de Coruche sagrou-se campeã…

Vitória Clube de Santarém é bicampeão distrital de iniciados

O Vitória Clube de Santarém conquistou no último sábado, pela segunda temporada…