De 20 a 22 de Dezembro, Paris foi o palco do Campeonato da Europa Sub-19 de Teqball, integrado no Paris Teqball Festival, onde os atletas portugueses mostraram, mais uma vez, a sua qualidade e competitividade.


A selecção nacional esteve representada por quatro jovens atletas, dois deles da cidade de Santarém, através do Teqball dos “Caixeiros”.

Leonor Pinho (19 anos), Gonçalo Reis (17 anos), Afonso Madeira (16 anos) e Martim Vasques (15 anos) formaram a equipa que representou Portugal neste prestigiado evento. O campeonato demonstrou claramente a evolução dos jovens atletas portugueses, que competiram de igual para igual com alguns dos melhores jogadores do mundo no escalão jovem.

Leonor Pinho, que fez história no Campeonato da Europa Sub-19 de 2023, realizado na Eslováquia, onde conquistou uma medalha de Bronze na categoria de Doubles Femininos, voltou a brilhar este ano. A atleta trouxe para Portugal, e para Santarém, duas Medalhas de Bronze: uma na categoria de Singles Femininos e outra em Mixed Doubles, na qual fez dupla com o também jovem Afonso Madeira.

Portugal, além das Medalhas de Bronze, teve uma performance exemplar ao colocar atletas nas Meias-finais de todas as quatro categorias em disputa, conseguindo ainda dois 4.º lugares e um 5.º lugar, consolidando-se como uma das grandes potências no Teqball jovem europeu.

Ainda em Paris, estes quatro jovens puderam viver mais uma experiência fantástica, juntando-se a Rui Leitão e a Francisco Côrte-Real, também dos “Caixeiros”, para representar Portugal na Liga das Nações. Esta oportunidade permitiu-lhes fortalecer ainda mais o espírito de equipa e a experiência internacional, consolidando o seu papel como grandes promissores do Teqball em Portugal.

Este evento foi uma prova da força da formação de Teqball em Santarém, com os “Caixeiros” a destacar-se pelo excelente trabalho desenvolvido com os seus atletas, que mostraram ao mundo que estão prontos para lutar pelos primeiros lugares nas competições internacionais.

Jovem atleta dos Caixeiros de Santarém conquista terceiro lugar em Paris

O jovem atleta Martim Vasques, de apenas 15 anos, dos “Caixeiros” de Santarém, alcançou um 3.º lugar na categoria de Doubles Masculinos na etapa do Circuito Mundial de Teqball, realizada em Paris, entre os dias 20 e 22 de Dezembro. Martim Vasques, que tem vindo a afirmar-se como uma das grandes promessas do Teqball nacional, formou dupla com o francês Hugo Rabeux, número 4 do ranking mundial.

Juntos, protagonizaram uma caminhada brilhante até às Meias-Finais, onde foram derrotados pela fortíssima dupla composta por Apor Gyorgydeak, actual Campeão do Mundo de Singles, e Marek Pokwap, Vice-campeão do Mundo de Doubles.

Esta é a segunda vez que Martim sobe ao pódio numa etapa do Circuito Mundial, tendo já conquistado o 3.º lugar na etapa de Málaga, onde jogou ao lado do sérvio Nikola Mitro, tricampeão mundial. O jovem atleta, residente em Alfange, demonstra, assim, uma consistência notável ao mais alto nível, destacando-se entre os melhores da modalidade.

O percurso de Martim e Hugo Rabeux, em Paris, foi marcado por jogos emocionantes, destacando-se pela excelente técnica, qualidade e agressividade no ataque, características que permitiram à dupla alcançar as Meias-Finais e consolidar Martim Vasques como um dos jovens talentos em maior ascensão no panorama internacional da modalidade.

Leia também...

Atletas do Hóquei Clube de Santarém conquistam acesso ao Campeonato Distrital em Patinagem Livre

Atletas do Hóquei Clube de Santarém (HCS) participaram nos primeiros testes de…

Leangel Linarez vence primeira etapa ao sprint, Rafael Reis segue líder

O ciclista venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) venceu hoje ao sprint a…

Jogo entre União de Santarém e União de Almeirim adiado devido à covid-19

O jogo entre a União de Santarém e o União de Almeirim…

Oito clubes da região recebem Bandeira da Ética

O Footkart foi o oitavo clube da região distinguido com a Bandeira…