Santarém vai ter em breve um conjunto de trotinetes partilhadas, sem doca, para utilização pública por parte dos munícipes e visitantes da cidade, vocacionados para períodos de curta duração e viagens de curta distância, em regime de projecto-piloto.

A assinatura do protocolo de cooperação com a empresa Bird, com vista ao desenvolvimento da mobilidade partilhada, foi aprovada no passado dia 21 de Março, em reunião de executivo do Município de Santarém.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, destaca que este é “um passo importante para a mobilidade e qualificação urbana da nossa cidade, tendo em conta que passamos a ter uma oferta diferenciada no nosso território”

“Estes equipamentos de mobilidade eléctrica partilhada, serão importantes no crescimento de Santarém como um concelho cada vez mais ‘verde'”, refere o edil citado em nota de imprensa.

Já João Leite, vereador com o pelouro do Turismo e qualificação urbana, assinala que esta medida visa “acrescentar melhor mobilidade, criando uma oferta moderna, segura, ágil e amiga do ambiente aos nossos habitantes e a todos aqueles que nos visitam”.

A utilização e estacionamento destes velocípedes com motor, vai realizar-se, inicialmente, a título experimental, e deve ocorrer sem causar perturbações à circulação e não prejudicar a acessibilidade e segurança de pessoas e bens, na via e espaços públicos, e tendo sempre em conta, pessoas com mobilidade reduzida.

Para disponibilização diária de trotinetas elétricas em regime partilhado, a Câmara Municipal de Santarém vai definir e identificar a área geográfica onde as mesmas podem estacionar, sendo a recolha e redistribuição das mesmas, efetuadas pelo agente privado.

Leia também...

Conselho Local de Cidadãos promove workshop na EAPN de Santarém

O Núcleo Distrital de Santarém do Conselho Local de Cidadãos promove o workshop ” E -motiva-te II: como as emoções nos conduzem ao sucesso”, pelas…

Morreu Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História

A historiadora Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História, morreu ontem, dia 25, aos 77 anos, anunciou em comunicado o vice-presidente da instituição,…

Ourém continua a ser porto seguro, mas refugiados não veem a hora de regressar

Já lá vai quase um ano, um ano de guerra na Ucrânia, desde que duas famílias de refugiados se mudaram para Ourém, onde encontraram…

Nova direcção da ASASC aposta no reforço do apoio social em Samora Correia

Os novos órgãos sociais da Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) foram eleitos na noite de sexta-feira, 14 de Maio, e assumiram o compromisso da…