Santarém vai ter em breve um conjunto de trotinetes partilhadas, sem doca, para utilização pública por parte dos munícipes e visitantes da cidade, vocacionados para períodos de curta duração e viagens de curta distância, em regime de projecto-piloto.

A assinatura do protocolo de cooperação com a empresa Bird, com vista ao desenvolvimento da mobilidade partilhada, foi aprovada no passado dia 21 de Março, em reunião de executivo do Município de Santarém.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, destaca que este é “um passo importante para a mobilidade e qualificação urbana da nossa cidade, tendo em conta que passamos a ter uma oferta diferenciada no nosso território”

“Estes equipamentos de mobilidade eléctrica partilhada, serão importantes no crescimento de Santarém como um concelho cada vez mais ‘verde'”, refere o edil citado em nota de imprensa.

Já João Leite, vereador com o pelouro do Turismo e qualificação urbana, assinala que esta medida visa “acrescentar melhor mobilidade, criando uma oferta moderna, segura, ágil e amiga do ambiente aos nossos habitantes e a todos aqueles que nos visitam”.

A utilização e estacionamento destes velocípedes com motor, vai realizar-se, inicialmente, a título experimental, e deve ocorrer sem causar perturbações à circulação e não prejudicar a acessibilidade e segurança de pessoas e bens, na via e espaços públicos, e tendo sempre em conta, pessoas com mobilidade reduzida.

Para disponibilização diária de trotinetas elétricas em regime partilhado, a Câmara Municipal de Santarém vai definir e identificar a área geográfica onde as mesmas podem estacionar, sendo a recolha e redistribuição das mesmas, efetuadas pelo agente privado.

Leia também...

FPF lança livro “Pais e Atletas no Futebol – Um Estudo sobre Comportamentos”

O livro “Pais e Atletas no Futebol – Um Estudo sobre Comportamentos” foi lançado esta segunda-feira, 4 de dezembro, no Santarém Hotel. Esta é…

Mais de 30 concelhos de seis distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Guarda estão hoje em perigo máximo de incêndio, no dia…

Candidaturas abertas para prémio Maria Lamas 2024

As candidaturas para o prémio Maria Lamas de estudos sobre a mulher, género e igualdade, de periodicidade bienal já se encontram abertas. Promovida pelo…

Memórias da guerra colonial vão assinalar 50 anos do 25 de abril em Constância

O município de Constância está a promover uma recolha de memórias de ex-combatentes na Guerra Colonial, de 1961 a 1974, documentos que vão integrar…