A Câmara Municipal de Santarém aprovou, esta segunda-feira, 15 de Dezembro, o Orçamento para 2026, no valor global de 99,5 milhões de euros. O documento representa um acréscimo de 10,2 milhões em relação ao ano anterior e foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PSD, abstenção do PS e voto contra do Chega.

O presidente da autarquia, João Teixeira Leite, sublinhou que este é um orçamento que “cresce para além dos números: cresce em capacidade, em confiança e em futuro”. Segundo o autarca, trata-se de uma proposta “à altura das ambições do concelho”, reforçando o investimento público e a acção concreta no território.

Entre as várias rubricas, destaca-se o montante destinado ao investimento, que ascende a 31,4 milhões de euros — o mais elevado de sempre no concelho de Santarém. “Este orçamento reflecte uma governação responsável, ambiciosa e focada nas pessoas, que acredita em Santarém, planeia com rigor e decide com coragem”, afirmou João Leite.

O autarca garantiu ainda que o documento reforça as verbas destinadas às freguesias e instituições sem fins lucrativos, valorizando o movimento associativo e as respostas sociais. “Coloca as pessoas no centro das decisões, reduz impostos e concretiza projectos geradores de qualidade de vida e crescimento”, referiu.

A proposta orçamental segue agora para apreciação na Assembleia Municipal.

Leia também...

Formações financiadas para Operadores Agrícolas

A TAGUS vai apresentar três formações financiadas para “Operadores Agrícolas” em diferentes áreas, pelas 15h00, do próximo dia 4 de Julho, no Centro Cultural…

D. Afonso Henriques conquistou Santarém aos mouros há 875 anos (c/vídeo)

Autarquia de Santarém assinalou efeméride nas Portas do Sol.

Ricardo Ribeiro une Portugal na luta contra o cancro

Durante todo o mês de Setembro, o atleta Ricardo Ribeiro propõe-se “unir Portugal na luta contra o cancro”. Ricardo Ribeiro tem 40 anos e…

A academia segundo Mariano Gago (parte 1)

Nota: Pela primeira vez um artigo meu é dividido em três partes. O tema é profundo e multifacetado, encontrando-se na ordem do dia depois…