A Câmara Municipal de Santarém aprovou, esta segunda-feira, 15 de Dezembro, o Orçamento para 2026, no valor global de 99,5 milhões de euros. O documento representa um acréscimo de 10,2 milhões em relação ao ano anterior e foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PSD, abstenção do PS e voto contra do Chega.

O presidente da autarquia, João Teixeira Leite, sublinhou que este é um orçamento que “cresce para além dos números: cresce em capacidade, em confiança e em futuro”. Segundo o autarca, trata-se de uma proposta “à altura das ambições do concelho”, reforçando o investimento público e a acção concreta no território.

Entre as várias rubricas, destaca-se o montante destinado ao investimento, que ascende a 31,4 milhões de euros — o mais elevado de sempre no concelho de Santarém. “Este orçamento reflecte uma governação responsável, ambiciosa e focada nas pessoas, que acredita em Santarém, planeia com rigor e decide com coragem”, afirmou João Leite.

O autarca garantiu ainda que o documento reforça as verbas destinadas às freguesias e instituições sem fins lucrativos, valorizando o movimento associativo e as respostas sociais. “Coloca as pessoas no centro das decisões, reduz impostos e concretiza projectos geradores de qualidade de vida e crescimento”, referiu.

A proposta orçamental segue agora para apreciação na Assembleia Municipal.

Leia também...

Inscrições abertas para o Santarém Trail 2024

A 5ª edição do Santarém Trail vai realizar-se no dia 12 de Maio e as inscrições já se encontram abertas. Um evento lúdico e…

Chamusca inaugura a maior festa do concelho

A Chamusca inaugurou hoje a maior festa do concelho, a Semana da Ascensão. A cerimónia de abertura oficial decorreu pelas 16h30 e contou com…

Clube de Ginástica de Torres Novas arrecada três títulos de campeão distrital

O Clube de Ginástica de Torres Novas (CGTN) participou no Campeonato Territorial de Ginástica Artística da Associação de Ginástica de Santarém no dia 1…

Feira do Livro de Tomar de 31 de maio a 10 de junho no Centro Cultural da Levada

A Feira do Livro de Tomar vai decorrer de 31 de maio a 10 de junho com a presença, ao longo dos 11 dias,…