O Executivo Municipal aprovou ontem, dia 11 de Julho, por unanimidade, o pedido de informação prévia da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, com vista à ampliação da Monumental Celestino Graça, situada no Campo Infante da Câmara.

Diogo Gomes, vereador com o Pelouro do Urbanismo e Obras Particulares, referiu ser “uma honra aprovar a realização destas obras que vão permitir que o melhor tauródromo do País possa acolher espectáculos culturais de grande dimensão, após a fase de licenciamento, e de requalificação interna do espaço. Estas obras que vão permitir que este espaço possa alavancar a cidade, também contemplam a construção de um novo anel, que vai permitir acolher comércio e serviços”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho, reforça “a vontade que a Instituição tem para a real execução deste projecto, a aprovação do mesmo por parte da Câmara Municipal é passo crucial para a continuidade da estratégica de revitalização da nossa Monumental Celestino Graça”

Para este projecto, da autoria do arquitecto Carlos Guedes de Amorim que prevê a construção de um anel de dois pisos que “vem dar nova vida ao local”, João Leite, vice-presidente do Município de Santarém referiu que irá ter uma reunião com a Faculdade de Arquitectura de Lisboa, “que vai apresentar a proposta global provisória para a requalificação do Campo Infante da Câmara, para em Setembro, apresentarmos à Assembleia Municipal a referida proposta que já contempla este projecto para a requalificado e ampliação da Celestino Graça”. Estas obras requalificação, reabilitação e ampliação “vão permitir acolher também espectáculos de outro âmbito, para além dos espectáculos tauromáquicos”, refere João Teixeira Leite.

Aos 15.000m2 existentes vão construir-se 1.790m2 para comércio e/ou serviços quer permitam a sua utilização como função multiusos, com a condição de preservação da funcionalidade do recinto e das normas legais daí decorrentes.

O projecto tem em linha de conta a centralidade urbana da Monumental Celestino Graça, a sua proximidade às escolas e ao Instituto Politécnico de Santarém e a facilidade de estacionamento, fundamentais para já existirem potenciais interessados em estabelecer a sua actividade comercial e/ou de serviços, que vão trazer vida urbana, diária, a este espaço e a toda a zona envolvente.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.