O Executivo Municipal aprovou ontem, dia 11 de Julho, por unanimidade, o pedido de informação prévia da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, com vista à ampliação da Monumental Celestino Graça, situada no Campo Infante da Câmara.

Diogo Gomes, vereador com o Pelouro do Urbanismo e Obras Particulares, referiu ser “uma honra aprovar a realização destas obras que vão permitir que o melhor tauródromo do País possa acolher espectáculos culturais de grande dimensão, após a fase de licenciamento, e de requalificação interna do espaço. Estas obras que vão permitir que este espaço possa alavancar a cidade, também contemplam a construção de um novo anel, que vai permitir acolher comércio e serviços”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho, reforça “a vontade que a Instituição tem para a real execução deste projecto, a aprovação do mesmo por parte da Câmara Municipal é passo crucial para a continuidade da estratégica de revitalização da nossa Monumental Celestino Graça”

Para este projecto, da autoria do arquitecto Carlos Guedes de Amorim que prevê a construção de um anel de dois pisos que “vem dar nova vida ao local”, João Leite, vice-presidente do Município de Santarém referiu que irá ter uma reunião com a Faculdade de Arquitectura de Lisboa, “que vai apresentar a proposta global provisória para a requalificação do Campo Infante da Câmara, para em Setembro, apresentarmos à Assembleia Municipal a referida proposta que já contempla este projecto para a requalificado e ampliação da Celestino Graça”. Estas obras requalificação, reabilitação e ampliação “vão permitir acolher também espectáculos de outro âmbito, para além dos espectáculos tauromáquicos”, refere João Teixeira Leite.

Aos 15.000m2 existentes vão construir-se 1.790m2 para comércio e/ou serviços quer permitam a sua utilização como função multiusos, com a condição de preservação da funcionalidade do recinto e das normas legais daí decorrentes.

O projecto tem em linha de conta a centralidade urbana da Monumental Celestino Graça, a sua proximidade às escolas e ao Instituto Politécnico de Santarém e a facilidade de estacionamento, fundamentais para já existirem potenciais interessados em estabelecer a sua actividade comercial e/ou de serviços, que vão trazer vida urbana, diária, a este espaço e a toda a zona envolvente.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…