A Câmara de Santarém aprovou na reunião de Câmara da passada segunda-feira, 25 de Janeiro, diversos apoios financeiros no âmbito da politica de apoio à educação, ao desporto, ao associativismo cultural, às freguesias, bem como a instituições de solidariedade social do concelho, num valor total que ultrapassa os 70 mil euros.

Segundo um comunicado da autarquia, a Junta de Freguesia da Abrã vai receber o montante de 25 mil euros, para apoio às iniciativas de comemoração dos 400 anos da Freguesia, que foi criada a 10 de Agosto de 1621. A Abrã pretende realizar durante 2021, logo que possível, diversas actividades e eventos para assinalar o quadricentenário.

No âmbito do projeto Eco-Escolas, programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1986 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE),o Município aprovou um apoio financeiro no valor de 560 euros, para o ano lectivo de 2020-2021. Este montante é destinado a pagar a anuidade das escolas inscritas no projeto, no valor de 70€/cada: EB 2,3 de Alcanede, EB 2,3 D. Manuel I de Pernes, Centro Escolar de Alcanede, EB de Amiais de Baixo, EB de Amiais de Cima, Centro Escolar Salgueiro Maia, EB 2,3 Alexandre Herculano e a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado. A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), que agrupa entidades internacionais que, em conjunto, promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 60 países.

PUBLICIDADE

O Centro Cultural, Recreativo, Típico e Regional de D. Fernando, em Achete, vai receber um apoio financeiro no valor de 5 mil euros para realização de obras tendo em vista a melhoria das capacidades de acolhimento em segurança e conforto.

A Sociedade Recreativa e Filarmónica Pernense (SRFP) – Música Velha vai receber um apoio financeiro do Município, no valor de 15 mil euros, para a aquisição de um imóvel confinante com a sua sede. Deste modo, a SRFP pretende resolver de imediato possíveis constrangimentos com proprietários vizinhos e dar continuidade às actividades de cultura e recreio, que a Música Velha promove desde 1870.

A Associação dos Amigos de Vale do Carro, Várzea e Casais Limítrofes vai receber um apoio financeiro no valor de 5 mil euros, com o objectivo de realizar trabalhos de construção na sua sede, para melhorar as capacidades de acolhimento em segurança e conforto.

O Vitória Clube de Santarém vai receber um apoio financeiro do Município no valor de 1500 euros, relativo à organização da 3ª Etapa do Circuito Mundial de Teqball, que teve lugar no dia 20 de Outubro de 2020 no espaço adjacente à sede do clube.

A Sociedade Recreativa Educativa da Romeira (SRER) vai receber um apoio financeiro no valor de 5 mil euros, para realizar obras na sua sede, recapacitando espaços como o salão de convívio, para uma prática condigna de actividades recreativas e desportivas. A SRER pretende ainda proceder a melhoramentos no primeiro piso para possibilitar uma utilização polivalente do espaço.

A Associação Cultural e Recreativa da Abrã (ACRA) vai receber do Município um apoio financeiro no valor de 5 mil euros, para a realização de obras na sua sede. Com estes trabalhos, a ACRA pretende melhorar as capacidades de acolhimento em segurança e conforto.

O Clube de Ténis de Santarém vai receber do Município um apoio financeiro no valor de 5 mil euros para a realização de obras de requalificação da sua sede, designadamente através da impermeabilização do tecto, das paredes e dos balneários do clube. De relevar que este clube concorreu ao Programa de Reabilitação de Infra-estruturas Desportivas/Instituo Português do Desporto e da Juventude (PRID/IPDJ) para conseguir ir realizando as obras necessárias, obtendo também uma comparticipação financeira para auxiliar no investimento a aplicar no edifício.

O Clube de Canoagem Scalabitano, da Ribeira de Santarém, vai receber um apoio financeiro no valor de 500 euros, relativo ao evento “Descida das Vindimas, da Federação Portuguesa de Canoagem”, organizado pelo clube no dia 3 de Outubro de 2020, no âmbito do apoio à Organização de Eventos Desportivos, incluído no Programa de Apoio à Formação Desportiva.

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e a Santa Casa da Misericórdia de Pernes (SCMP) vão receber do Município um apoio financeiro no valor de 2750 euros, para poderem continuar a ajudar os munícipes em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica. Com esta verba a Delegação local da CVP vai poder prestar apoio a 40 famílias sinalizadas, com dois mil euros a serem repartidos por 50 euros a cada família. A SCMP recebe 750 euros, para prestar o mesmo apoio a 15 famílias, onde cada uma recebe também 50 euros.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…

GNR detém dono de café por violação do confinamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um…