A Câmara Municipal de Santarém constituiu uma equipa de 22 trabalhadores, técnicos superiores e assistentes técnicos, para cooperação na realização dos inquéritos epidemiológicos, devido ao aumento do número de casos de infecção pela Covid-19 no concelho.

Segundo a autarquia, este aumento “justificou a adopção de novas metodologias de trabalho pela Unidade de Saúde Pública, procurando o reforço de recursos materiais e humanos para a apoio à realização de inquéritos epidemiológicos, avaliação de risco e identificação de pessoas para eventual isolamento profiláctico”.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, estas equipas podem incluir profissionais externos à área da saúde, desde que garantida a sua formação prévia, desempenhando actividades sob coordenação da Autoridade de Saúde territorialmente competente, com termo de confidencialidade da informação tratada.

Metade dos 22 elementos da equipa realizou, no dia 2 de Fevereiro, a devida formação, ministrada pelo médico de medicina interna, Dr. André Gomes, e os restantes elementos terão a sua formação na tarde de hoje, dia 3 de Fevereiro.

Nos dias 4 e 5 os trabalhadores passarão à realização dos inquéritos, sendo acompanhados por técnicos de saúde e a partir da próxima semana já irão desenvolver os inquéritos, autonomamente e em regime de teletrabalho.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara Municipal, Susana Salvador, vogal do Conselho Clinico e de Saúde na ACES Lezíria  e José Guilherme, comandante da Proteção Civil Municipal estiveram presentes no início da formação, para transmitir a todos os trabalhadores o reconhecimento e a gratidão por estarem, a partir de hoje, integrados nos profissionais que estão na “primeira linha” de combate a esta pandemia global.

Leia também...

Centro Hospitalar do Médio Tejo com 103 internados recebe doentes de todo o país

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) revelou que tem 103 doentes internados devido à infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2, 94 dos quais em enfermaria…

Autoagendamento da vacina disponível para pessoas com 18 ou mais anos

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou hoje disponível no portal da Direção-Geral da Saúde destinado…

Bastonária dos Enfermeiros alerta para “insegurança” na prestação de cuidados em Abrantes

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros alertou ontem para a “grande insegurança” na prestação de cuidados em serviços do hospital de Abrantes, em particular…

ULS Lezíria realizou quase 3.000 consultas de patologia respiratória do sono em 2024

No Dia Mundial do Sono, a Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) destaca a importância do diagnóstico e tratamento dos distúrbios do…