A Câmara Municipal de Santarém constituiu uma equipa de 22 trabalhadores, técnicos superiores e assistentes técnicos, para cooperação na realização dos inquéritos epidemiológicos, devido ao aumento do número de casos de infecção pela Covid-19 no concelho.

Segundo a autarquia, este aumento “justificou a adopção de novas metodologias de trabalho pela Unidade de Saúde Pública, procurando o reforço de recursos materiais e humanos para a apoio à realização de inquéritos epidemiológicos, avaliação de risco e identificação de pessoas para eventual isolamento profiláctico”.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, estas equipas podem incluir profissionais externos à área da saúde, desde que garantida a sua formação prévia, desempenhando actividades sob coordenação da Autoridade de Saúde territorialmente competente, com termo de confidencialidade da informação tratada.

Metade dos 22 elementos da equipa realizou, no dia 2 de Fevereiro, a devida formação, ministrada pelo médico de medicina interna, Dr. André Gomes, e os restantes elementos terão a sua formação na tarde de hoje, dia 3 de Fevereiro.

Nos dias 4 e 5 os trabalhadores passarão à realização dos inquéritos, sendo acompanhados por técnicos de saúde e a partir da próxima semana já irão desenvolver os inquéritos, autonomamente e em regime de teletrabalho.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara Municipal, Susana Salvador, vogal do Conselho Clinico e de Saúde na ACES Lezíria  e José Guilherme, comandante da Proteção Civil Municipal estiveram presentes no início da formação, para transmitir a todos os trabalhadores o reconhecimento e a gratidão por estarem, a partir de hoje, integrados nos profissionais que estão na “primeira linha” de combate a esta pandemia global.

Leia também...

45 novos médicos em formação recebidos no Centro Hospitalar do Médio Tejo

Os 30 novos médicos internos que irão fazer o Ano Comum até dia 31 de Dezembro, e os 15 médicos para as Especialidades foram…

Centros de saúde dizem ter perdido autonomia com modelo das Unidades Locais Saúde

A maioria dos coordenadores das Unidades de Saúde Familiar (USF) considera que estas estruturas perderam autonomia com a generalização das Unidades Locais de Saúde…

“O SNS é uma conquista da democracia portuguesa que deve ser preservada e fortalecida”

A propósito dos 44 anos do Serviço Nacional de Saúde, que se assinalam na sexta-feira, dia 15, o Correio do Ribatejo esteve à conversa…

Ministra da Saúde reconhece lacunas no sistema de gestão de cirurgias

A ministra da Saúde reconheceu hoje lacunas no Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), por ser permeável a “incentivos perversos”, tendo…