A Câmara Municipal de Santarém constituiu uma equipa de 22 trabalhadores, técnicos superiores e assistentes técnicos, para cooperação na realização dos inquéritos epidemiológicos, devido ao aumento do número de casos de infecção pela Covid-19 no concelho.

Segundo a autarquia, este aumento “justificou a adopção de novas metodologias de trabalho pela Unidade de Saúde Pública, procurando o reforço de recursos materiais e humanos para a apoio à realização de inquéritos epidemiológicos, avaliação de risco e identificação de pessoas para eventual isolamento profiláctico”.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, estas equipas podem incluir profissionais externos à área da saúde, desde que garantida a sua formação prévia, desempenhando actividades sob coordenação da Autoridade de Saúde territorialmente competente, com termo de confidencialidade da informação tratada.

Metade dos 22 elementos da equipa realizou, no dia 2 de Fevereiro, a devida formação, ministrada pelo médico de medicina interna, Dr. André Gomes, e os restantes elementos terão a sua formação na tarde de hoje, dia 3 de Fevereiro.

Nos dias 4 e 5 os trabalhadores passarão à realização dos inquéritos, sendo acompanhados por técnicos de saúde e a partir da próxima semana já irão desenvolver os inquéritos, autonomamente e em regime de teletrabalho.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara Municipal, Susana Salvador, vogal do Conselho Clinico e de Saúde na ACES Lezíria  e José Guilherme, comandante da Proteção Civil Municipal estiveram presentes no início da formação, para transmitir a todos os trabalhadores o reconhecimento e a gratidão por estarem, a partir de hoje, integrados nos profissionais que estão na “primeira linha” de combate a esta pandemia global.

Leia também...

Hospitais do Médio Tejo mantém consulta aberta

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) atendeu em consulta aberta 100 doentes durante o ano de 2020 e mantém esta modalidade nas unidades…

Autarca de Benavente alerta que “país não é citadino” e pede planeamento para vacinação

O presidente da Câmara de Benavente quer que a vacinação da população seja feita de forma planeada, alertando que “o país não é citadino”…

HDS altera localização do serviço para doentes com suspeita de infecção respiratória e Covid-19

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai alterar a partir das 19h00, de hoje, a Área Dedicada para Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência…

Alcanena rejeita transferência da urgência pediátrica para Abrantes

A Câmara e a Assembleia Municipal de Alcanena aprovaram por unanimidade uma moção contra a proposta “Rede de Referenciação Hospitalar – Pediatria”, que prevê…