A Câmara de Santarém decidiu esta quinta-feira, 12 de Março, encerrar os espaços culturais, limitar os acessos na loja do cidadão e suspender todos os serviços de atendimento presencial ao público, medida em vigor até ao próximo dia 31, “medidas agora adoptadas com vista à prevenção e controlo da COVID-19. ”.

Em comunicado, a autarquia explica que o atendimentos telefónico e correio electrónico será reforçado.

A autarquia decidiu ainda suspender o atendimento presencial na Viver Santarém e na sede da empresa municipal Águas de Santarém, mantendo-se na Loja Cidadão o que for, de todo imprescindível; reforçando-se o atendimento telefónico e por correio electrónico;

Estão ainda suspensas as autorizações para utilização de espaço público; a utilização de todos os espaços desportivos sob gestão da empresa municipal e a utilização de todos os espaços desportivos de Escolas, ao abrigo do acordo entre o Município e os Agrupamentos de Escolas;

Encerrados estão todos os os espaços culturais de gestão municipal (monumentos, museus, teatro, bibliotecas, etc) e posto de turismo.

O acesso à Loja do Cidadão terá os seguintes constrangimentos: * As zonas de espera passam a estar localizadas no exterior do edifício, salvo para cidadãos que apresentem limitações objectivas de mobilidade ou saúde; *O acesso ao respectivo posto de atendimento (interior de edifício) é realizado individualmente e apenas quando for o respectivo número de senha; *Mantém-se o atendimento prioritário (de acordo com o Decreto-Lei 58/2016); * Diminuição dos Postos de Atendimento nas entidades: Autoridade Tributária, Segurança Social; para garantir a distância social entre trabalhadores na LC e cidadãos; * Autoridade Tributária: i. Suspensão do atendimento preferencial, reforçando-se o serviço de marcação prévia; ii. Obrigatoriedade de 1 senha por cada cidadão (independentemente de ser o mesmo assunto a tratar, para vários elementos – ex: família/grupo) * Espaço Cidadão: atendimento presencial condicionado, reforçando-se o atendimento telefónico e por correio electrónico.

O Câmara de Santarém apela “a todos os munícipes para que possam assumir uma atitude cooperante e responsável, adoptando as recomendações das entidades oficiais”.

As medidas aprovadas vigoram entre 13 e 31 de Março, data em que haverá uma nova avaliação e adequação das medidas agora adoptadas com vista à prevenção e controlo da Covid-19.

Leia também...

Jovem fica em prisão preventiva por tráfico de droga

Militares da GNR do Posto Territorial de Benavente detiveram ontem, 17 de Janeiro, um homem com 21 anos, por tráfico de estupefacientes. Em comunicado,…

BONS SONS dá as boas-vindas ao fim-de-semana com música e cinema

A música portuguesa já se instalou em Cem Soldos. As tendas estão montadas, o amor de verão está no ar e as casas, as…

Governo cria linha telefónica disponível 24 horas para apoio a lares

Foto ilustrativa O Governo vai criar uma linha telefónica de apoio de apoio aos lares a funcionar 24 horas por dia e avançar com…

Tribunal decide a favor da Câmara de Santarém e obras no S. João do Alporão avançam

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria considerou improcedente a acção de impugnação judicial instaurada por uma das empresas concorrentes à adjudicação das obras…