A Câmara de Santarém decidiu esta quinta-feira, 12 de Março, encerrar os espaços culturais, limitar os acessos na loja do cidadão e suspender todos os serviços de atendimento presencial ao público, medida em vigor até ao próximo dia 31, “medidas agora adoptadas com vista à prevenção e controlo da COVID-19. ”.

Em comunicado, a autarquia explica que o atendimentos telefónico e correio electrónico será reforçado.

A autarquia decidiu ainda suspender o atendimento presencial na Viver Santarém e na sede da empresa municipal Águas de Santarém, mantendo-se na Loja Cidadão o que for, de todo imprescindível; reforçando-se o atendimento telefónico e por correio electrónico;

Estão ainda suspensas as autorizações para utilização de espaço público; a utilização de todos os espaços desportivos sob gestão da empresa municipal e a utilização de todos os espaços desportivos de Escolas, ao abrigo do acordo entre o Município e os Agrupamentos de Escolas;

Encerrados estão todos os os espaços culturais de gestão municipal (monumentos, museus, teatro, bibliotecas, etc) e posto de turismo.

O acesso à Loja do Cidadão terá os seguintes constrangimentos: * As zonas de espera passam a estar localizadas no exterior do edifício, salvo para cidadãos que apresentem limitações objectivas de mobilidade ou saúde; *O acesso ao respectivo posto de atendimento (interior de edifício) é realizado individualmente e apenas quando for o respectivo número de senha; *Mantém-se o atendimento prioritário (de acordo com o Decreto-Lei 58/2016); * Diminuição dos Postos de Atendimento nas entidades: Autoridade Tributária, Segurança Social; para garantir a distância social entre trabalhadores na LC e cidadãos; * Autoridade Tributária: i. Suspensão do atendimento preferencial, reforçando-se o serviço de marcação prévia; ii. Obrigatoriedade de 1 senha por cada cidadão (independentemente de ser o mesmo assunto a tratar, para vários elementos – ex: família/grupo) * Espaço Cidadão: atendimento presencial condicionado, reforçando-se o atendimento telefónico e por correio electrónico.

O Câmara de Santarém apela “a todos os munícipes para que possam assumir uma atitude cooperante e responsável, adoptando as recomendações das entidades oficiais”.

As medidas aprovadas vigoram entre 13 e 31 de Março, data em que haverá uma nova avaliação e adequação das medidas agora adoptadas com vista à prevenção e controlo da Covid-19.

Leia também...

Primeiras eleições indirectas dos presidentes das CCDR decorrem hoje

Mais de 10.000 autarcas podem eleger hoje pela primeira vez, através de colégios eleitorais regionais, os cinco presidentes das comissões de coordenação e desenvolvimento…

PSP detém homem por tráfico de droga

Um homem, de 43 anos de idade, foi detido pela PSP pelo crime de tráfico de estupefaciente, no dia 10 de Novembro, em Tomar.…

“Não abdico do papel que quero ter na sociedade”

Um tetraplégico tornou-se um dos mais emblemáticos activistas dos direitos dos deficientes. Eduardo Jorge tem 56 anos e vive num lar. No início de…

Colisão provoca dois feridos em Alpiarça

Dois feridos ligeiros é o resultado de uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros esta terça-feira, 7 de Maio, na Estrada Nacional 118,…