O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) entregou, no início do mês de Março, um pré-aviso de greve à Câmara Municipal de Santarém e várias outras entidades, onde ameaça promover uma greve nos Bombeiros Sapadores da cidade, entre os dias 1 de Abril e 1 de Maio.

Numa nota enviada à comunicação social, o SNBS alega que esperou sete meses depois de enviar um parecer ao Município e que não resta outra alternativa que não a greve.

A associação sindical exige a “reposição do pagamento da média do trabalho suplementar realizado ao longo do ano”, assim como, a “reposição da retribuição e do descanso compensatório do trabalho realizado em dia feriado”, e ainda “a abolição do Banco de Horas imposto”.

Em resposta ao pré-aviso de greve anunciado, a Câmara Municipal de Santarém garante em comunicado que “cumpre na íntegra e pontualmente o estipulado na Lei relativamente ao pagamento de todas as quantias devidas aos seus trabalhadores, nomeadamente, aos Bombeiros Sapadores de Santarém” e que pediu o parecer à CCDR LVT sobre essa matéria “para que não subsistissem dúvidas quanto à actuação do Município relativamente às reivindicações do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores”.

A autarquia esclarece ainda que desde sempre “assumiu uma postura colaborativa com todas as associações sindicais, nomeadamente as representativas dos bombeiros”.

Em relação ao conteúdo do serviços mínimos anunciados pelo SNBS, o Município considera “não é acautelado por esse sindicato”, pois não garante “a prestação dos serviços de socorro à população no âmbito pré-hospitalar”.

Numa nota final, a autarquia lamenta o anuncio de um pré-aviso de greve “a meio de um processo negocial”, quer que prevaleça “o bom senso” e refere que “a prestação dos serviços de socorro e a vida das populações, não pode, directa ou indirectamente, ser colocada em risco”.

O SNBS 12 dos 40 elementos da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém.

Leia também...

Obras no valor de mais de meio milhão de euros nos diques de Valada já arrancaram

As obras de reabilitação dos diques de Valada arrancaram na segunda-feira, 23 de Setembro, numa empreitada que representa um investimento superior a 530 mil…

Município de Torres Novas recolhe mais de 100 kg de pilhas usadas

No âmbito da campanha de recolha de pilhas, “Todos pelo IPO”, a que o Município de Torres Novas se associou, foram realizadas pelos serviços…

Abrantes regista risco máximo de incêndio

Os concelhos de Abrantes, no distrito de Santarém, e Gavião, em Portalegre, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do…

Correio do Ribatejo homenageia personalidades e instituições em dia de Aniversário e abre à população o seu acervo digital

O Jornal Correio do Ribatejo assinala hoje, dia 09 de Abril, os seus 131 anos. O “Jornal de todos e para todos os Ribatejanos”,…