Para assinalar o Dia Internacional das Florestas, o Município de Santarém oferece aos munícipes entre 1 e 18 de Março, um Carvalho-português (Quercus faginea) no âmbito do projeto “Raízes da Sustentabilidade”.

A autarquia convida os habitantes do Concelho a acolher e a plantar um Carvalho-português (Quercus faginea), espécie autóctone, de grande resiliência e comum no nosso território e, assim, integrar a rede de “Famílias com Raízes”.

As inscrições para a atribuição gratuita de um Carvalho-português (Quercus-faginea) são aceites até 18 de Março 2019, limitado ao stock existente, basta fazer o registo no formulário em https://goo.gl/forms/ygiY0BZBHQv2R4j13

Poderá levantar a sua árvore, na Casa do Ambiente, nos dias 21 e 22 de Março, das 10h às 18h e no dia 23 (sábado) das 10h às 13h, comprometendo-se a plantar e a cuidar da árvore e, assim a promover a conservação desta espécie.

De referir que “este projecto teve a 1.ª edição no ano 2015, com a oferta de um sobreiro, a todos os munícipes que manifestaram interesse e que reuniam as condições para plantação e preservação desta espécie protegida, com o objectivo de aumentar a área de povoamento de sobreiros, espécie autóctone protegida por lei, indo de encontro ao objectivo da União Europeia em matéria de travar a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços dos ecossistemas”.

Por floresta autóctone entende-se “toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos sobreiros, carvalhos e azinheiras, que se caracterizam por serem espécies mais adaptadas às condições do solo e clima do nosso país, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies não nativas. Pese embora, sejam de crescimento mais lento, são normalmente espécies mais resistentes aos incêndios florestais. Aliado a estes factores, desempenham um importante papel no sequestro de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução deste gás nefasto, principal responsável pelo efeito de estufa”.

Leia também...

Museu Diocesano de Santarém há quatro anos a anunciar a memória cristã através da arte

O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quarto aniversário no passado…

Cidadão estrangeiro ferido em briga na rua Arco de Manços em Santarém

Um homem, com cerca de 25 anos de idade, ficou ferido com…

Mulher de professor esfaqueado em Abrantes detida por suspeita de homicídio

A mulher do professor de 51 anos esfaqueado mortalmente na noite de…
Foto de Arquivo

Homens embriagados detidos por desobediência ao recolhimento domiciliário

A PSP de Tomar deteve na manhã desta quarta-feira, 25 de Março,…