Foto: Santarém Cultura

A Câmara Municipal de Santarém vai organizar, nos próximos dias 25 e 26 de Outubro, duas visitas guiadas aos cemitérios históricos da cidade, com o intuito de ” destacar o seu valor patrimonial e a sua ligação à memória coletiva”, anuncia a autarquia em comunicado.

A iniciativa insere-se na 4.ª edição da Semana Cultural nos Cemitérios, promovida pelo Município de Lisboa e que envolve várias cidades parceiras, entre as quais Santarém.

No dia 25 de outubro, entre as 10h e as 11h30, terá lugar a visita ‘A eternidade vista do Outeiro da Forca’, no Cemitério dos Capuchos. O percurso permitirá “conhecer a importância deste espaço e alguns dos seus monumentos mais emblemáticos”, como os mausoléus do Padre Chiquito e do Visconde Serra do Pilar, bem como o memorial às vítimas do incêndio de 1896.

No dia 26 de outubro, à mesma hora, decorre a visita ‘A eternidade vista para o Tejo’, no Cemitério Paroquial da Ribeira (Santiago). Situado junto ao rio, este cemitério é “um testemunho singular da história e da identidade da comunidade local”, evidencia.

As presentes iniciativas têm como objetivo “valorizar os cemitérios como espaços de memória, cultura e património, dando a conhecer a sua riqueza artística e histórica”, defende.

Leia também...

Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas cancelada

A comissão organizadora da eleição do Rei e da Rainha das Vindimas do Cartaxo cancelou a edição deste ano desta iniciativa. Segundos os organizadores…

Concerto de Cordis & Vitorino marca início do In.Santarém

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no concerto Cordis & Vitorino, que deu início ao In.Santarém – Festival de Artes e Cultura, na quinta-feira,…

Adiada a estreia do filme “Terra Nova” inspirado na obra de Santareno

A estreia do filme português “Terra Nova”, de Artur Ribeiro, que estava prevista para o dia 19, foi adiada para data a anunciar, revelou…

Susana Pita Soares alerta em livro para a valoração da prova nos crimes de abuso sexual de menores

A jurista Susana Pita Soares lança, sábado, o livro “Crime de Abuso Sexual de Crianças – Valoração da Prova”, no qual defende que as…