Biblioteca Municipal do Cartaxo entrega livros à porta ou ao domicílio a partir de dia 18 de Maio

A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita (BMM) vai ter serviço de entrega de livros ao domicílio ou recolha e entrega à porta da Biblioteca, a partir do próximo dia 18 de Maio. Tal como todas as outras, a BMM foi obrigada a encerrar o seu espaço, devido às medidas tomadas para prevenir o contágio por novo coronavírus.

Apesar do fecho ao público, o espaço tem mantido a ligação à sua comunidade de leitores, através da página do Facebook com a iniciativa Cartaxo a Ler… em Casa.

Na próxima segunda-feira, a BMM abre a porta aos leitores, com diversas restrições, e apenas com dois serviços. O serviço de empréstimo domiciliário com entregas e recolha de livros à porta da Biblioteca ou no domicílio dos leitores – Biblioteca à Porta – e a disponibilização do Espaço Internet, por marcação prévia, com condições especiais de utilização.

PUBLICIDADE

Para usar o serviço Biblioteca à Porta, o utilizador pode fazer o levantamento à porta da Biblioteca ou a entrega ao domicílio. Para utilizar este serviço tem de aceder à plataforma biblioteca.cm-cartaxo.pt e fazer o registo. Depois pode consultar o catálogo online e seleccionar os livros que pretende tomar de empréstimo, no máximo de três livros por utilizador, e o empréstimo terá a duração de 15 dias. No caso da entrega ao domicilio, será contactado(a) pela Biblioteca para agendar a entrega e recolha dos livros. No caso de alguma dificuldade de acesso deve entrar em contacto com os serviços da BMM pelo telefone 243 700 281, das 10h00 às 15h00, de segunda a sexta-feira; do e-mail biblioteca@cm-cartaxo.pt ou por mensagem privada na página do Facebook . As entregas/recolhas serão efectuadas por marcação prévia. Ao domicílio –  às quintas-feiras, das 10h00 às 12h30 e à porta da Biblioteca, das 10h00 às 15h00.

Os livros são previamente higienizados, entregues em saco e deverão ser devolvidos nesse mesmo saco, onde permanecerão em quarentena. O manuseamento de entrega e devolução dos livros será da responsabilidade dos técnicos da Biblioteca, obedecendo às medidas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, como a utilização de equipamentos de proteção individual e lavagem regular das mãos. O serviço Biblioteca à Porta funcionará durante o período de encerramento ao público da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, sem prejuízo de, após avaliação dos recursos, vir a estender-se por período mais alargado, em situações devidamente avaliadas e justificadas.

O Espaço Internet reabre também no dia 18 de maio com medidas especiais de segurança. O acesso à internet passa a estar disponível para questões administrativas urgentes, tal como o acesso ao portal da Autoridade Tributária para a entrega do IRS ou outras situações ou outros similares, como o portal de saúde ou ao portal da segurança social, adoptando medidas de segurança e higienização de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

O acesso é efectuado por marcação prévia, para o telefone 243 700 281, das 10h00 às 15h00, de segunda a sexta-feira ou por mensagem privada na página do facecebook. É obrigatória a higienização das mãos à entrada da Biblioteca bem como a utilização de máscara durante todo o tempo que permanecer nas instalações. Só poderão permanecer duas pessoas de cada vez no espaço de acesso à internet, tendo em conta a lotação do mesmo e as orientações da Direção-Geral da Saúde. O lugar a ocupar será indicado por um funcionário da Biblioteca.  A duração máxima de permanência no espaço será de uma hora. Será feita a higienização e desinfecção de todas as superfícies de contacto após cada utilização e é interdito o acesso a todas as restantes áreas da Biblioteca.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS