A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita (BMM) vai ter serviço de entrega de livros ao domicílio ou recolha e entrega à porta da Biblioteca, a partir do próximo dia 18 de Maio. Tal como todas as outras, a BMM foi obrigada a encerrar o seu espaço, devido às medidas tomadas para prevenir o contágio por novo coronavírus.

Apesar do fecho ao público, o espaço tem mantido a ligação à sua comunidade de leitores, através da página do Facebook com a iniciativa Cartaxo a Ler… em Casa.

Na próxima segunda-feira, a BMM abre a porta aos leitores, com diversas restrições, e apenas com dois serviços. O serviço de empréstimo domiciliário com entregas e recolha de livros à porta da Biblioteca ou no domicílio dos leitores – Biblioteca à Porta – e a disponibilização do Espaço Internet, por marcação prévia, com condições especiais de utilização.

Para usar o serviço Biblioteca à Porta, o utilizador pode fazer o levantamento à porta da Biblioteca ou a entrega ao domicílio. Para utilizar este serviço tem de aceder à plataforma biblioteca.cm-cartaxo.pt e fazer o registo. Depois pode consultar o catálogo online e seleccionar os livros que pretende tomar de empréstimo, no máximo de três livros por utilizador, e o empréstimo terá a duração de 15 dias. No caso da entrega ao domicilio, será contactado(a) pela Biblioteca para agendar a entrega e recolha dos livros. No caso de alguma dificuldade de acesso deve entrar em contacto com os serviços da BMM pelo telefone 243 700 281, das 10h00 às 15h00, de segunda a sexta-feira; do e-mail biblioteca@cm-cartaxo.pt ou por mensagem privada na página do Facebook . As entregas/recolhas serão efectuadas por marcação prévia. Ao domicílio –  às quintas-feiras, das 10h00 às 12h30 e à porta da Biblioteca, das 10h00 às 15h00.

Os livros são previamente higienizados, entregues em saco e deverão ser devolvidos nesse mesmo saco, onde permanecerão em quarentena. O manuseamento de entrega e devolução dos livros será da responsabilidade dos técnicos da Biblioteca, obedecendo às medidas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, como a utilização de equipamentos de proteção individual e lavagem regular das mãos. O serviço Biblioteca à Porta funcionará durante o período de encerramento ao público da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, sem prejuízo de, após avaliação dos recursos, vir a estender-se por período mais alargado, em situações devidamente avaliadas e justificadas.

O Espaço Internet reabre também no dia 18 de maio com medidas especiais de segurança. O acesso à internet passa a estar disponível para questões administrativas urgentes, tal como o acesso ao portal da Autoridade Tributária para a entrega do IRS ou outras situações ou outros similares, como o portal de saúde ou ao portal da segurança social, adoptando medidas de segurança e higienização de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

O acesso é efectuado por marcação prévia, para o telefone 243 700 281, das 10h00 às 15h00, de segunda a sexta-feira ou por mensagem privada na página do facecebook. É obrigatória a higienização das mãos à entrada da Biblioteca bem como a utilização de máscara durante todo o tempo que permanecer nas instalações. Só poderão permanecer duas pessoas de cada vez no espaço de acesso à internet, tendo em conta a lotação do mesmo e as orientações da Direção-Geral da Saúde. O lugar a ocupar será indicado por um funcionário da Biblioteca.  A duração máxima de permanência no espaço será de uma hora. Será feita a higienização e desinfecção de todas as superfícies de contacto após cada utilização e é interdito o acesso a todas as restantes áreas da Biblioteca.

Leia também...

Associação de Municípios com Centro Histórico reuniu hoje em Tomar

Decorreu esta manhã, no salão nobre dos Paços do Concelho de Tomar,…

Milhares de pessoas marcam presença nas Festas de Amiais de Baixo

As Festas de Amiais de Baixo, em Honra do Mártir São Sebastião,…

“Aprendi com o meu avô a nunca desistir de um desafio”

Pedro Graça Rodrigues – Neto de Celestino Graça Que recordações guarda do…

VÍDEO | Artistas do PICTORIN pintam telas nas ruas da cidade de Santarém

Quinze artistas plásticos de seis países participam, de 1 a 10 de…