Quinze artistas plásticos de seis países participam, de 1 a 10 de Setembro, na segunda edição do PICTORIN – Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém.

Este encontro insere-se na programação “Verão In Str”, promovida pelo município de Santarém e desafia artistas plásticos do Brasil, Dinamarca, Rússia, França e Portugal a retratar os “Homens e Mulheres da Cidade”.

Nesta segunda-feira, 2 de Setembro, os artistas estiveram nas ruas de Santarém pintar os quadros que serão expostos em dois espaços no final do encontro e o Correio do Ribatejo falou com alguns deles para saber o que acham da iniciativa.

Os trabalhos produzidos nas ruas da cidade serão expostos em dois espaços: o Centro Cultural Regional de Santarém e o W Shopping.

Prémio Mário Rodrigues’

Na próxima quinta-feira, crianças e adultos juntam-se aos pintores na Praça Sá da Bandeira. Participam nesta iniciativa a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, a Associação ‘Aqui Há Gato’ e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém (APPACDM), entre outras. O encontro inclui também visitas à cidade de Santarém e a algumas zonas do Ribatejo.

As actividades prosseguem na segunda-feira, dia 9, com o evento “O último olhar sobre o Tejo”. A partir das 10 horas, os 15 artistas plásticos deslocam-se ao Jardim Portas do Sol onde ao longo de apenas uma hora terão de conceber obras de arte até onde a sua vista alcança.

Aqui, podem utilizar as técnicas que quiserem e criar obras de pintura, esculturas e instalações sobre o que vêem. O vencedor, escolhido pelo olhar do júri, conquistará o “Prémio Mário Rodrigues”, atribuído pela primeira vez este ano.

Ainda no dia 9, a partir das 21h30, na Incubadora d’ Artes, no centro histórico da cidade, a noite vai ser dedicada ao convívio entre os participantes. Haverá dança flamenca a cargo de Paula Nunes & Grupo.

De salientar que o PICTORIN – Encontro Internacional de Artistas Plásticos nasceu no seio do In. Artes com o objectivo de trazer a arte para a rua.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…