O presidente da Câmara de Santarém pediu uma reunião ao ministro das Infraestruturas para saber se o Governo tenciona avançar com a construção da variante à linha ferroviária do Norte, obra que considera “estruturante para o concelho”.

Ricardo Gonçalves (PSD) disse na reunião do executivo municipal, ser “lamentável” que o projecto esteja inscrito no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, mas que não passe de uma “ilusão”, para dar ideia “antes de eleições de que se está a fazer muita obra”.

O autarca afirmou que, apesar da inclusão deste troço no PNI2030, as indicações da Infraestruturas de Portugal, quando questionada a propósito da conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal, são as de que o corredor definido no traçado feito em 2008 “não pode ser incluído na planta de condicionantes”.

“Ou seja, podemos aprovar construções que depois poderão ter que ser demolidas se avançar a obra que está inscrita no PIN2030”, disse Ricardo Gonçalves à Lusa.

Para o autarca, o Ministério das Infraestruturas tem que esclarecer se mantém o traçado de 2008, se está outro a ser pensado e se a obra é mesmo para avançar.

Além de visar permitir o aumento da velocidade máxima no troço entre o Vale de Santarém e o Entroncamento, a variante tem ainda subjacente condições de segurança, disse o autarca, referindo o parecer da Procuradoria Geral da República que aponta para o risco de derrocada da encosta que confina com a Linha do Norte.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…