O Executivo Municipal da Câmara de Santarém deliberou, no dia 25 de março, em reunião de Câmara, atribuir um subsídio, no valor de noventa e nove mil, quatrocentos e cinquenta e sete euros (99.457,00 €), à Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural para apoio na organização do programa das celebrações dos cinquenta anos do 25 de Abril, de que o Município de Santarém é coorganizador. A Câmara de Santarém reconhece o trabalho anual desenvolvido pela Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural, a amplitude e transversalidade das iniciativas programadas, de grande importância e singularidade.

Desde 1975 que esta associação tem programado e organizado as comemorações do 25 de Abril. Este ano, as entidades organizadoras: Câmara de Santarém e as Comemorações Populares do 25 de abril – Associação Cultural, em parceria com o Exército Português, a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e outras organizações locais, estão a conjugar esforços, no sentido de desenharem um vasto programa de atividades que abrange diversas áreas culturais e sociais, com investimento investindo também na promoção da cidade de Santarém e do Concelho, de forma a marcar os espaços e territórios que ainda estão na memória de grande parte da população e da região, relacionados com o 25 de Abril, em particular, e com a liberdade, em geral.

O programa estende-se a todas as freguesias do Concelho, através das juntas de freguesia e associações culturais e também de algumas escolas que aderiram às iniciativas propostas, com destaque para atividades que regularmente não são usuais.

O esforço que marca a organização destas Comemorações e a respetiva programação, refletem essa diversidade da oferta artística e de abrangência de outros e novos públicos, nos meses de março, com o AbrilArte – espetáculos em várias freguesias do Concelho e em abril, com tributos, exposições, concertos musicais, teatros comunitários com mais de uma centena de participantes, apresentação de livros, cinema, refeições celebrativas, mostra de veículos que fizeram Abril, conversas várias com figuras determinantes para a concretização da Revolução de Abril, projetos militares, iniciativa Marchar pelo Futuro/desfile da Liberdade e recriações sobre a partida da Coluna Militar, comandada por Salgueiro Maia, rumo a Lisboa e regresso a Santarém.

Por todas estas razões, Santarém tem uma excecional relevância e notoriedade histórica neste acontecimento que pôs fim ao regime ditatorial do Estado Novo e devolveu a Liberdade a Portugal.

Este ano, houve um esforço acrescido para envolver as entidades de âmbito Nacional, todas as Juntas de Freguesia do Concelho, dezenas de associações apoiantes, na conceção e difusão da programação.

Leia também...

União dos Sindicatos da CGTP-IN com novo coordenador regional

O dirigente sindical Valter Ferreira é o novo coordenador regional da União…

Cerca de 100 mil pessoas visitaram a Chamusca na Ascensão

Cerca de 100 mil pessoas visitaram a Vila da Chamusca na ‘Semana…

Campanha de apoio ao comércio local teve impacto de 324.000 euros em Tomar

A Câmara de Tomar anunciou que a campanha de Natal para apoiar…

Festival Internacional de Cinema de Santarém arranca hoje

Arranca hoje, dia 15, no Teatro Sá da Bandeira, a 17.ª Edição…