Anuncio foi feito na sessão solene das comemorações do centenário do nascimento do professor doutor Joaquim Veríssimo Serrão, no Convento de São Francisco.

A Câmara Municipal de Santarém anunciou esta terça-feira, dia 8 de julho, que vai propor a entrega da chave de ouro da cidade ao professor e historiador Joaquim Veríssimo Serrão. “É uma honra tornar público que vamos propor aos órgãos próprios a atribuição, pela primeira vez, da chave de ouro da cidade de Santarém ao professor doutor Joaquim Veríssimo Serão”, revelou João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, na sessão solene do centenário do nascimento do professor doutor Joaquim Veríssimo Serrão, no Convento de São Francisco.

No seu discurso de encerramento da sessão solene, o presidente dirigiu simbolicamente a palavra ao historiador. “Passou anos a viver intensamente esta ideia. Regressou a Santarém com esse propósito. Quis apenas ser útil à sua terra. E conseguiu muito mais do que isso. Hoje, estamos todos aqui — não apenas para o homenagear — mas para dizer que essa utilidade se transformou em legado”, evocou João Teixeira Leite que destacou ainda o ser-se escalabitano como uma das virtudes do professor. “Ser escalabitano, se me permitem, é também uma virtude. Talvez eu seja suspeito. Mas sei que com Veríssimo Serrão aprendemos a gostar ainda mais da nossa cidade, do nosso concelho”, afirmou.

No decorrer da sessão, usaram ainda da palavra Martinho Vicente Rodrigues, presidente do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, a juíza desembargadora, Manuela Bento Fialho, o vice-presidente da Academia Portuguesa de História, Miguel Corrêa Monteiro, o bispo de Santarém, D. José Traquina e Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História.

A chave de ouro de uma cidade, refere-se a um galardão municipal concedido a personalidades que, por meio de sua ação ou prestígio, elevam o nome da cidade a nível nacional ou internacional.

*Ler notícia desenvolvida na edição impressa de 18 de julho do Correio do Ribatejo

Leia também...

Feira do Livro de Tomar está de regresso

A Feira do Livro de Tomar regressa ao Complexo Cultural da Levada de 2 a 11 de Junho, numa organização conjunta do Município e…

“O povo de Rio Maior tem dado, ao longo da história, provas de que, unido, não conhece obstáculos”

Rio Maior vai voltar a comemorar o seu Feriado Municipal, Dia 6 de Novembro, na data em que se assinalam os 186 anos da…

Câmara de Santarém e DECO promovem workshops em escolas do Concelho

A Câmara de Santarém e a DECO vão promover workshops, dirigidos ao pessoal auxiliar colocado nos agrupamentos de escolas do Concelho, nos dias 27…

Confinamento geral com horizonte de um mês e aulas presenciais a partir dos 12 anos em ponderação

O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira, 12 de Janeiro, que há um grande consenso para que as medidas de confinamento geral a decretar tenham um…