A Câmara Municipal de Tomar assumiu a manutenção e conservação da Capela de Santa Iria, sendo que os trabalhos visam a revisão da cobertura.

Segundo o Município, a empreitada prevê a substituição de telhas partidas ou deslocadas, responsáveis por infiltrações em várias zonas da Capela, com especial incidência sobre o altar e sobre o tecto de caixotões de madeira pintados.

“Não obstante se tratar de um imóvel privado, pertença da família Valle de Castro, a sua abertura ao público é assegurada pelo Município de Tomar, registando largos milhares de visitantes por ano”, justifica a Câmara de Tomar.

O convento e a capela de Santa Iria, dedicados à padroeira de Tomar, foram construídos em 1467, incorporando uma das mais belas lendas de Tomar.
A igreja classificada como imóvel de interesse público, é uma obra-prima de estilo renascentista, consequência da denominada escola “Renascença Coimbra”; são obras de João de Castilho, o portal da igreja e a sua janela.

O espaço interior é composto por uma única nave, coberta por tecto de caixotões de madeira com ornatos pintados e as paredes forradas com azulejos de tapete “ponta de diamante”.

Do lado da Epístola situa-se a Capela dos Vales, classificada como monumento nacional por D.L.11/07/1920, mandada edificar em meados do século XVI por D. Miguel do Vale e dedicada primitivamente ao Senhor Jesus. O modelo renascentista desta capela particular atribui-se ao risco de uma oficina coimbrã, possivelmente a João de Ruão (, ibidem, p. 84).

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…