A Câmara de Tomar encerrou na segunda-feira, 18 de Janeiro, a escola do 1.º ciclo Raul Lopes, devido ao número de infecções pelo novo coronavírus, sobretudo de auxiliares, que não permite “assegurar a qualidade e a segurança mínima” de funcionamento.

Em comunicado, a Câmara de Tomar refere que o balanço semanal feito na reunião que hoje se realizou do Posto de Comando Municipal revela que a situação epidemiológica no concelho “se mantém preocupante dado o elevado aumento de novos casos de infecção detectados, tanto na comunidade em geral, como em lares e ainda noutras instituições/entidades, nomeadamente em ambiente escolar”.

O município afirma que “a carência de recursos é evidente em várias instituições”, dada a ausência de funcionários por isolamento profiláctico, quarentena ou necessidade de acompanhamento familiar, “dificultando a manutenção dos serviços em geral, mas, sobretudo, nas comunidades escolares e hospitalares”, razão pela qual decidiu encerrar a escola do 1.º ciclo Raul Lopes, frequentada por perto de 200 crianças.

“O município de Tomar assumiu a responsabilidade de encerrar a Escola Raul Lopes a partir de hoje, devido ao número de infecções detectadas e consequente ausência de assistentes operacionais. Esta realidade não permitiria assegurar a qualidade e a segurança mínima para a presença dos alunos na escola”, lê-se na nota.

O executivo, presidido pela socialista Anabela Freitas, acrescenta que “também no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) é sentida a falta de recursos humanos que gera dificuldades acrescidas no funcionamento dos serviços”.

“Ainda assim, o esforço em dar resposta às necessidades prementes leva a que aumentem, ainda hoje, as vagas nos cuidados intensivos”, é referido.

Como medida de prevenção, o município decidiu que todos os cidadãos envolvidos no serviço a prestar no âmbito das eleições presidenciais, que decorrerão no próximo domingo, irão ser testados à covid-19.

Na semana entre 11 e 17 janeiro o concelho registou 366 novos casos de covid-19, mais 153 do que na semana anterior, tendo atingido o ‘pico’ na sexta-feira com 109 novas infeções, é acrescentado.

Segundo a Unidade de Saúde Pública do ACES Médio, no concelho de Tomar regista-se um total de 1.337 casos positivos, encontrando-se 175 indivíduos em vigilância ativa.

Leia também...
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Agrupamento Dr. Ginestal Machado lança projecto ‘REMOÇAR Santarém’

‘REMOÇAR Santarém’ é o objectivo que move todas as dinâmicas desenvolvidas no…

Câmara de Torres Novas lança livro sobre grutas das Lapas para público escolar

A Câmara Municipal de Torres Novas apresentou ontem o livro “Lapas, as…

Fim das sandes de chouriço, hambúrgueres e pizzas nos bares das escolas

Sandes de chouriço, croissants, empadas ou batatas fritas são alguns dos alimentos…
Foto de arquivo

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…