O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro decidiu a reabertura do acesso rodoviário à fluvina e ao Parque de estacionamento durante este fim-de-semana, após ficar definido um reforço de fiscalização por parte da GNR.

O acesso ao espaço esteve encerrado durante os últimos fins-de semana, com o objectivo de condicionar e reduzir o afluxo de visitantes a Valada, freguesia com população de risco elevado ao contágio por novo coronavírus e mais susceptível à doença covid-19.

O Plano de Contingência agora definido, para além do reforço de fiscalização por parte da GNR, prevê o aumento das acções de sensibilização tendo em vista o escrupuloso cumprimento das recomendações das autoridades de saúde.

Pedro Magalhães Ribeiro afirma que “o reforço do patrulhamento era condição essencial para colocar no terreno este Plano de Contingência. A fiscalização permite abrir o espaço a mais pessoas em melhores condições de segurança.”

A decisão foi tomada no âmbito do briefing de proteção civil, no decurso do qual foram ouvidas as forças de segurança, a presidente da Junta de Freguesia de Valada e a Autoridade de Saúde Pública.

Para o presidente da Câmara “a defesa da saúde pública constitui a principal preocupação da Câmara Municipal. O combate à Covid-19 não terminou e todas as decisões tomadas são reversíveis a qualquer momento. Nos dias que vivemos é necessário entender que as regras criadas não são para incomodar ninguém, são antes para defender e promover a saúde pública de todos”.

O Plano de Contingência contém recomendações, mas também proibições explícitas que “o reforço de patrulhamento, que nos foi assegurado pela GNR, permitirá reforçar a fiscalização, de modo a dissuadir comportamentos de risco”. Todos queremos ter este espaço disponível para as famílias, para aqueles que cá vivem e para todos aqueles que nos visitam”, conclui o responsável.

Leia também...

“Operação Floresta Segura 2019” da GNR já arrancou

A primeira fase da Operação Floresta Segura 2019, levada a cabo pelo Comando Geral da Guarda Nacional Republicana, arrancou esta sexta-feira, dia 22 de…

Jornal ‘O Almeirinense’ quer explicações sobre agressão a repórter em jogo nos Amiais

O jornal ‘O Almeirinense’ pediu uma “reunião urgente” à Associação de Futebol de Santarém e ao comando da GNR na sequência de agressões ao…

Ourém adia aplicação de taxa turística para 2020

O Município de Ourém só deverá aplicar a taxa turística em Fátima em 2020, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Luís Albuquerque,…

GNR apreende malas contrafeitas no valor de 9500 euros

A GNR identificou um homem de 30 anos por contrafacção e apreendeu material contrafeito no valor estimado de 9500 euros, no dia 26 de…