O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro decidiu a reabertura do acesso rodoviário à fluvina e ao Parque de estacionamento durante este fim-de-semana, após ficar definido um reforço de fiscalização por parte da GNR.

O acesso ao espaço esteve encerrado durante os últimos fins-de semana, com o objectivo de condicionar e reduzir o afluxo de visitantes a Valada, freguesia com população de risco elevado ao contágio por novo coronavírus e mais susceptível à doença covid-19.

O Plano de Contingência agora definido, para além do reforço de fiscalização por parte da GNR, prevê o aumento das acções de sensibilização tendo em vista o escrupuloso cumprimento das recomendações das autoridades de saúde.

Pedro Magalhães Ribeiro afirma que “o reforço do patrulhamento era condição essencial para colocar no terreno este Plano de Contingência. A fiscalização permite abrir o espaço a mais pessoas em melhores condições de segurança.”

A decisão foi tomada no âmbito do briefing de proteção civil, no decurso do qual foram ouvidas as forças de segurança, a presidente da Junta de Freguesia de Valada e a Autoridade de Saúde Pública.

Para o presidente da Câmara “a defesa da saúde pública constitui a principal preocupação da Câmara Municipal. O combate à Covid-19 não terminou e todas as decisões tomadas são reversíveis a qualquer momento. Nos dias que vivemos é necessário entender que as regras criadas não são para incomodar ninguém, são antes para defender e promover a saúde pública de todos”.

O Plano de Contingência contém recomendações, mas também proibições explícitas que “o reforço de patrulhamento, que nos foi assegurado pela GNR, permitirá reforçar a fiscalização, de modo a dissuadir comportamentos de risco”. Todos queremos ter este espaço disponível para as famílias, para aqueles que cá vivem e para todos aqueles que nos visitam”, conclui o responsável.

Leia também...

Dia da Mulher: “Os princípios que aprendi com o meu pai foram fundamentais”

Rosário Cordeiro Ainda faz sentido celebrar o Dia da Mulher? O Dia Internacional da Mulher celebra-se a 8 de Março, desde 1977, proclamado pelas…

Lezíria recupera projecto de aeroporto em Benavente e quer financiamento para o Tejo

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) elenca, entre os investimentos prioritários para a região, a construção do aeroporto internacional no antigo Campo…

Choque entre três veículos provoca um morto no IC2

Um morto e três feridos, um deles graves, é o resultado de uma colisão entre três viaturas na madrugada desta segunda-feira, 29 de Julho,…

Municípios com centro histórico aprovam iniciativas para 2020

A Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (AMPCH) vai celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses em 28 de Março de 2020,…