O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro decidiu a reabertura do acesso rodoviário à fluvina e ao Parque de estacionamento durante este fim-de-semana, após ficar definido um reforço de fiscalização por parte da GNR.

O acesso ao espaço esteve encerrado durante os últimos fins-de semana, com o objectivo de condicionar e reduzir o afluxo de visitantes a Valada, freguesia com população de risco elevado ao contágio por novo coronavírus e mais susceptível à doença covid-19.

O Plano de Contingência agora definido, para além do reforço de fiscalização por parte da GNR, prevê o aumento das acções de sensibilização tendo em vista o escrupuloso cumprimento das recomendações das autoridades de saúde.

Pedro Magalhães Ribeiro afirma que “o reforço do patrulhamento era condição essencial para colocar no terreno este Plano de Contingência. A fiscalização permite abrir o espaço a mais pessoas em melhores condições de segurança.”

A decisão foi tomada no âmbito do briefing de proteção civil, no decurso do qual foram ouvidas as forças de segurança, a presidente da Junta de Freguesia de Valada e a Autoridade de Saúde Pública.

Para o presidente da Câmara “a defesa da saúde pública constitui a principal preocupação da Câmara Municipal. O combate à Covid-19 não terminou e todas as decisões tomadas são reversíveis a qualquer momento. Nos dias que vivemos é necessário entender que as regras criadas não são para incomodar ninguém, são antes para defender e promover a saúde pública de todos”.

O Plano de Contingência contém recomendações, mas também proibições explícitas que “o reforço de patrulhamento, que nos foi assegurado pela GNR, permitirá reforçar a fiscalização, de modo a dissuadir comportamentos de risco”. Todos queremos ter este espaço disponível para as famílias, para aqueles que cá vivem e para todos aqueles que nos visitam”, conclui o responsável.

Leia também...

Investigador Miguel Castanho vê projecto financiado pelo Conselho Europeu de Inovação

O Conselho Europeu de Inovação vai apoiar com 14,5 milhões de euros quatro projectos portugueses ligados à inteligência artificial, à medicina regenerativa, à virologia…

Celebrar a Revolução de Abril com a “Grândola” à janela e muita cultura ‘online’

Hoje celebra-se a Revolução de Abril de 1974 sem acções de rua e sem actividades culturais em sala, por causa da covid-19, mas há…

VÍDEO | Águas do Ribatejo debaixo de um caudal de críticas por aumentos “excessivos” das facturas

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, com 150 mil clientes de sete concelhos do distrito, tem estado debaixo de um caudal de críticas relacionadas…

Prémio para a Melhor Organização de Competições de Ginástica em Portugal veio para o distrito

A Competição, Encontro Nacional de Trampolins para Infantis e Benjamins “Sementes de Excelência” que teve lugar em Salvaterra de Magos, nos passados dias 2…