O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro decidiu a reabertura do acesso rodoviário à fluvina e ao Parque de estacionamento durante este fim-de-semana, após ficar definido um reforço de fiscalização por parte da GNR.

O acesso ao espaço esteve encerrado durante os últimos fins-de semana, com o objectivo de condicionar e reduzir o afluxo de visitantes a Valada, freguesia com população de risco elevado ao contágio por novo coronavírus e mais susceptível à doença covid-19.

O Plano de Contingência agora definido, para além do reforço de fiscalização por parte da GNR, prevê o aumento das acções de sensibilização tendo em vista o escrupuloso cumprimento das recomendações das autoridades de saúde.

Pedro Magalhães Ribeiro afirma que “o reforço do patrulhamento era condição essencial para colocar no terreno este Plano de Contingência. A fiscalização permite abrir o espaço a mais pessoas em melhores condições de segurança.”

A decisão foi tomada no âmbito do briefing de proteção civil, no decurso do qual foram ouvidas as forças de segurança, a presidente da Junta de Freguesia de Valada e a Autoridade de Saúde Pública.

Para o presidente da Câmara “a defesa da saúde pública constitui a principal preocupação da Câmara Municipal. O combate à Covid-19 não terminou e todas as decisões tomadas são reversíveis a qualquer momento. Nos dias que vivemos é necessário entender que as regras criadas não são para incomodar ninguém, são antes para defender e promover a saúde pública de todos”.

O Plano de Contingência contém recomendações, mas também proibições explícitas que “o reforço de patrulhamento, que nos foi assegurado pela GNR, permitirá reforçar a fiscalização, de modo a dissuadir comportamentos de risco”. Todos queremos ter este espaço disponível para as famílias, para aqueles que cá vivem e para todos aqueles que nos visitam”, conclui o responsável.

Leia também...

Dia da Mulher: “Mesmo quando a igualdade plena for uma realidade, o Dia da Mulher deve continuar a ser celebrado”

Mónica Frazão Ainda faz sentido celebrar o Dia da Mulher? O Dia Internacional da Mulher celebra-se a 8 de Março, desde 1977, proclamado pelas…

Condenado a 12 anos de prisão homem que matou outro junto a café em Marinhais

O Tribunal de Santarém condenou esta terça-feira, 7 de Outubro, a 12 anos de prisão um homem que matou um outro com quem se…

Parabéns Professor Joaquim Veríssimo Serrão!

O Jornal Correio do Ribatejo lançou na sexta-feira, 3 de Julho, uma Edição Comemorativa de Homenagem e Reconhecimento ao seu antigo colaborador, Joaquim Veríssimo…

Santarém Cultura quer projectar cidade que tem estado “fora de qualquer circuito”

O projecto Santarém Cultura quer tornar-se numa das bases estratégicas de desenvolvimento de uma cidade marcada pela “falta de sentimento de pertença” dos que…