A Câmara Municipal de Santarém investiu recentemente cerca de 300 mil euros na recuperação do aeródromo de Santarém, um investimento que irá permitir num futuro próximo, receber dois novos meios aéreos para servir toda a região.

O Aeródromo de Santarém assume-se assim como “peça-chave no DECIR” – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, agora com capacidade de resposta aérea “significativamente reforçada”, graças às recentes obras de requalificação da pista e taxiway, informa a autarquia scalabitana.

Além do helicóptero já em operação, o aeródromo passará a receber duas aeronaves Air Tractor AT-802T, equipadas para combate a incêndios com mistura de água e retardante, aumentando a eficácia nas ocorrências de maior dimensão.

Com localização privilegiada no centro do país, garante uma intervenção rápida em zonas críticas de vários distritos, consolidando-se como infra-estrutura de referência nacional na protecção civil.

Reforço de meios aéreos

Entretanto, Santarém vê reforçada para este ano, a presença de meios aéreos no combate a incêndios.

A Directiva Operacional Nacional, publicada a 23 de Abril, definiu para o Aeródromo Municipal Cosme Pedrógão, em Santarém, o reforço de meios aéreos de combate a incêndios com um helicóptero ligeiro e dois aviões bombardeiros médios.

A importância destes meios aéreos é crucial para o ataque inicial aos incêndios rurais durante o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2025 no Concelho e na Região.

As Equipas de Combate a Incêndios (ECIN) estarão sediadas nas Corporações de Bombeiros do Concelho, acompanhadas ainda das nove Equipas de Intervenção Permanente (EIP).

A Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) da GNR, contará com equipa helitransportada e terrestre sediadas também no Aeródromo Municipal.

O Concelho conta ainda com uma máquina de rasto permanente para colaborar na estratégia de combate a incêndios e o investimento na Gestão de Faixas de Combustível será reforçado e com ele a aposta na prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Ensino Superior: Engenheiros saúdam interesse dos jovens em cursos da área

A Ordem dos Engenheiros (OE) saudou hoje o interesse dos jovens pela…
Foto ilustrativa

PJ descarta intervenção de terceiros em morte de casal de Torres Novas

A Polícia Judiciária (PJ) de Leiria descartou a intervenção de terceiros na…

Festival do Arrepiado tem apoio da Câmara de Santarém

O Município de Santarém mantém a sua aposta na divulgação da gastronomia…
Imagem ilustrativa

Incêndio no Vale de Santarém combatido por dezenas de bombeiros

Um fogo lavra desde perto das 16h30 no Vale de Santarém, estando…