Foto de arquivo
Foto de arquivo

A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, no passado dia 18 de Dezembro, as Grandes Opções do Plano (GOP), o Orçamento Municipal e o Mapa de Pessoal que vigoram em 2026.

O presidente da Câmara Municipal, João Ferreira Heitor, apresentou o orçamento de 48,3 milhões de euros como “um orçamento responsável, equilibrado e com uma visão ambiciosa para o futuro do concelho do Cartaxo”.

Para o autarca, “este orçamento para 2026 assume como prioridade as pessoas, enfrenta com responsabilidade os desafios atuais e cria as condições necessárias para um Cartaxo mais desenvolvido, com maior capacidade de investimento e melhor qualidade de vida”.

A proposta do executivo foi aprovada com a maioria, com os votos favoráveis do presidente da Câmara e dos quatro vereadores do Partido Social Democrata (PSD), com uma abstenção do Partido Socialista (PS) e um voto contra do partido Chega.

O equilíbrio das contas municipais garante a capacidade do município de cumprir todos os seus compromissos, com destaque para as obrigações junto do Fundo de Apoio Municipal (FAM) e dos fornecedores de bens e serviços, bem como para o reforço da capacidade de investimento “em projetos estruturantes que melhoram a qualidade de vida da nossa comunidade”, salientou João Ferreira Heitor.

O orçamento prevê um total de 22,6 milhões de euros em investimento para 2026, que permitirão avançar com obras e projetos estratégicos no concelho. Entre estes, estão a conclusão das obras da Loja do Cidadão, da nova Unidade de Saúde, do Parque de Pesados na Lapa e da requalificação da Escola D. Sancho I, mas também, as obras que se irão iniciar em 2026, tais como, as Piscinas Municipais, o novo Ecocentro e o novo Estaleiro Municipal. Está também previsto o investimento em projetos estruturantes como a nova Creche Municipal e do novo Pavilhão Multiusos.

O orçamento considera ainda a criação da Cartaxo Incuba – Incubadora de Empresas, a requalificação da rede viária municipal e da Circular Urbana do Cartaxo, a implementação de novas ilhas ecológicas e a instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios municipais, reforçando a aposta em transição energética e eficiência.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou também o reforço das verbas atribuídas às freguesias, que permitirá “mais proximidade, mais investimento e melhores respostas à nossa comunidade”.

Comparativamente a 2021, o apoio às freguesias regista um aumento de 48,3%, reforçando a capacidade de intervenção local e a resposta às necessidades das populações, explicou o autarca.

As Grandes Opções do Plano (GOP), o Orçamento e o Mapa de Pessoal serão agora submetidos à apreciação da Assembleia Municipal em sessão marcada para o dia 19 de Dezembro, no edifício sede do município, que pode ser acompanhada em direto no canal YouTube da Câmara Municipal, a partir das 15h00.

Leia também...

Entroncamento recebe II Simpósio de Escultura

O II Simpósio de Escultura do Entroncamento – Internacional 2023, iniciativa cultural de Arte Urbana, decorre entre os dias 15 e 31 de outubro…

Biblioteca Municipal da Chamusca acolhe exposição S.D.R. Sport Lisboa e Chamusca: Memórias

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, inaugurou no domingo, 25 de fevereiro, a exposição “Sociedade Desportiva e Recreativa Sport Lisboa e…

Prisão preventiva para três homens por extorsão e tentativa de roubo na via pública

Três homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 27 anos, vão aguardar julgamento em prisão preventiva pelos crimes de extorsão e tentativa…

Governo reforça 29 hospitais do SNS com equipamentos médicos

Quase três dezenas de unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão receber equipamentos médicos pesados, num investimento de 117 milhões de euros…