O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, que assinou na manhã de hoje, dia 22 de Agosto, o auto de consignação da Empreitada de Requalificação da Escola Secundária do Cartaxo com a empresa Ecoedifica – Ambiente e Construções, S.A., afirmou que a “este momento, marca o início da concretização de uma ambição de várias gerações de cartaxeiros e o princípio de uma obra que, já a partir do próximo ano lectivo, vai servir outras tantas gerações”.

O autarca lembrou que, “quando há menos de um ano, assumimos o executivo da Câmara Municipal, este processo estava parado e havia muito pouca esperança que se concretizasse”. Apenas o trabalho colaborativo “entre diversos serviços da autarquia, a sua competência técnica, mas também a coragem para não desistir, para pensar além do óbvio, para procurar soluções e não protagonismo, nos permitiu recuperar a ambição e chegar a este dia. As pessoas que agarraram este processo, em poucos meses, foram uns heróis”.

A empreitada de requalificação da Escola Secundária do Cartaxo é, para João Ferreira Heitor, uma obra que “vai servir a comunidade educativa já no próximo ano lectivo, mas que terá impacto muito para além disso. Esta obra é uma peça fulcral no processo de preparar a nossa comunidade para um futuro que chegará com novos desafios”, afirmou, destacando a “obrigação que temos de construir as ferramentas para que os nossos, no futuro, possam dar uma resposta de excelência a esses desafios, obtendo resultados melhores do que aqueles que nós próprios hoje, enquanto comunidade, podemos atingir”.

O autarca apelou a que o trabalho de colaboração entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, a coordenação da Escola Secundária, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e todo o corpo docente e não docente, possa continuar “durante o decorrer das obras”, que serão “incómodas, que causarão desconforto e vão colocar desafios às famílias, aos jovens e aos professores, aos técnicos e aos operacionais”.

“Vamos continuar este caminho que fizemos juntos, vamos estar prontos para colaborar, para construir soluções e para sermos resilientes. Em breve todos estarão de volta a esta casa, com novas e muito melhores condições de ensino e aprendizagem”, apelou o presidente da Câmara Municipal.

Na sessão de assinatura do auto de consignação esteve também presente o Diretor do AEMMC, Jorge Tavares, assim como, o subdiretor António Pinto, a coordenadora Ana Barroso, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira Reis, a vereadora Maria João Oliveira, o presidente da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, João Pedro Oliveira, para além de representantes das forças de segurança e das áreas de serviço municipais que integraram o grupo de trabalho que permitiu a concretização da empreitada.

O contrato prevê um prazo de execução de 330 dias, estando prevista a entrega da obra antes do início do ano letivo 2023/2024.

Mais de 2 milhões e 800 mil euros é o valor da empreitada. A Câmara Municipal vai ser responsável por 1 101 815,35 euros do investimento, o Ministério da Educação por 115 751,35 euros e o valor restante será assegurado por verbas comunitárias.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…