Foto: Joana Linda
Foto: Joana Linda

O programa cultural “Caminhos do Médio Tejo” proporcionou este ano mais de 160 espectáculos gratuitos na região, que foram vistos por cerca de 18 mil pessoas, divulgou hoje a organização.

Num balanço do programa, que se distribui por três momentos ao longo do ano (Primavera, Verão e Outono), num total de 20 dias de programação nos vários concelhos da região, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) realça a “consolidação do projecto (…), tanto junto dos agentes culturais locais, como junto do público que reconhece a qualidade da programação, aderindo cada vez mais às propostas apresentadas”.

Com um aumento de “quase 20%” na adesão – reflectida na presença de 18 mil espectadores nas 164 actuações de 57 artistas e/ou projectos culturais contemporâneos proporcionadas na edição deste ano -, a CIMT acredita que a “tendência de crescimento” se irá manter, “uma vez que a notoriedade do projecto é cada vez maior”.

Numa nota de balanço da edição deste ano, a CIMT sublinha a “importância da programação contemporânea para a criação e formação de novos públicos e atracção de visitantes”, bem como da “dinamização cultural criada no território para a valorização dos bens patrimoniais”.

Destaca ainda a “experiência de quem visita” e a “geração de dinâmicas criativas de encontro entre artistas, comunidade e público, com o notório sucesso dos projectos desenvolvidos para e com o território, como é o caso dos percursos artísticos e os projectos de comunidade desenvolvidos em 2018”.

O programa inclui três ciclos de programação anuais, o primeiro, em Abril, designado “Caminhos do Ferro” (abrangendo os concelhos atravessados pela via férrea), o segundo, “Caminhos da Água”, em Julho (com os rios em destaque), e o terceiro, dedicado às vias rodoviárias, “Caminhos da Pedra”, em Outubro.

Segundo Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIMT, o projecto “surge num contexto de vontade e coesão interna”, envolvendo os 13 municípios que integram esta comunidade (a maioria do distrito de Santarém, mas também do de Castelo Branco), procurando “reforçar a intervenção no domínio da cultura de um modo mais equilibrado e transversal, tirando partido dos recursos territoriais (patrimoniais e naturais) e da acessibilidade da região”.

Iniciado em 2017, o programa conta com um financiamento comunitário global da ordem dos 750 mil euros para três anos, sendo a componente nacional assumida pelos municípios onde decorrem os eventos.

Para Miguel Pombeiro, faz sentido “continuar a apostar na qualificação do tecido cultural existente e numa estratégia de cooperação, com vista à valorização partilhada de recursos, potencialidades e conhecimento que permitam melhorar a oferta cultural da região, formar públicos, consolidar a massa crítica e criativa e promover o Médio Tejo como destino de excelência para o turismo cultural”.

O programa tem por base a ideia “de um percurso para um destino (mais direccionado a quem visita), mas também na ideia de um processo de crescimento e aprendizagem (aqui mais direccionado à região e aos seus agentes)”.

“Com o objectivo de reforçar a singularidade deste território e permitir uma descentralização da oferta cultural entre os destinos mais óbvios e os que estão menos explorados, pretende projectar o património numa abordagem contemporânea e de modernidade, ultrapassando propostas centradas unicamente nos valores da história e do passado e reduzindo também assimetrias regionais”, acrescenta.

A CIMT integra os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, do distrito de Santarém, e Sertã e Vila de Rei, do distrito de Castelo Branco.

Leia também...

Santarém fora do aviso amarelo mas com temperaturas perto dos 40 graus

Os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas, Santarém está…

Junta da Moçarria denuncia poluição na Ribeira da Asseca

Dezenas de peixes apareceram mortos este domingo, dia 26, na Ribeira da Asseca, que atravessa várias freguesias de Santarém. A situação motivou uma denúncia…

Santarém Cup só em 2021. Académica de Santarém cancela torneio

A Associação Académica de Santarém (AAS) decidiu cancelar a realização do torneio Santarém Cup que estava agendado entre 8 e 11 de Abril. A…

Fátima assinala centenário da morte de S. Francisco Marto com programa especial

O Santuário de Fátima vai assinalar o centenário da morte de S. Francisco Marto, em 4 de Abril, com um programa especial, que inclui…