A campanha oficial para as eleições autárquicas, que se realizam em 26 de Setembro, começa hoje para mais de duas dezenas de partidos e mais de 60 grupos de cidadãos que concorrem às autarquias do país.

Segundo o calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a campanha que hoje tem início decorre até 24 de Setembro, antevéspera do dia eleitoral.

Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas eleições do poder local, recebendo cada um três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das 308 câmaras municipais, outro para cada assembleia municipal e um terceiro para a eleição das assembleias de freguesia.

A CNE estima que tenham sido apresentadas, na totalidade, cerca de 12.370 listas, das quais cerca de 1.035 por grupos de cidadãos eleitores.

De acordo com os orçamentos de campanha entregues à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos concorrem às autárquicas, isoladamente ou em coligação, mais de 20 partidos: Aliança, BE, CDS-PP, Chega, Ergue-te, Iniciativa Liberal, JPP, Livre, MAS, MPT, Nós, Cidadãos!, PAN, PCP e PEV (que formam a CDU – Coligação Democrática Unitária), PCTP/MRPP, PDR, PPM, PS, PSD, PTP, RIR e Volt Portugal.

Ainda segundo os orçamentos de campanha, apenas 64 dos 308 municípios do país contam com candidaturas de grupos de cidadãos, sendo que, em quatro municípios, há dois movimentos independentes em cada: Albufeira (no distrito de Faro), Sabrosa (Vila Real), Redondo (Évora) e Castelo de Paiva (Aveiro).

As eleições autárquicas decorrem entre as 08h00 e as 20h00 locais de 26 de Setembro.

Leia também...

“Pugnaremos por uma cidade que se destacará do resto do país”

Rita Lopes, PAN.

PSD ganha Câmara de Cartaxo com maioria absoluta

O PSD venceu hoje com maioria absoluta a Câmara do Cartaxo, no distrito de Santarém, segundo dados provisórios do Ministério da Administração Interna, depois…

Mais de 9,3 milhões de eleitores chamados a eleger órgãos do poder local

Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar hoje nas eleições autárquicas portuguesas, às quais se apresentam mais de duas dezenas de partidos e…

BE assume derrota e mostra preocupação “o aumento da extrema-direita” em Santarém

O Bloco de Esquerda (BE) assume que os resultados da candidatura à Câmara Municipal de Santarém ficaram “aquém do esperado”, por não ter conseguido…