Campanha “Separar é Cuidar do Ambiente” arrancou em Abrantes

Os SMA – Serviços Municipalizados de Abrantes e a VALNOR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Norte Alentejano SA, em colaboração com o Município de Abrantes, iniciam hoje, 28 de Maio, uma campanha de sensibilização ambiental e de prevenção nas boas praticas e selecção de embalagens de papel e cartão, plástico e metal e outros materiais recicláveis. A iniciativa tem como objectivo sensibilizar para a correta separação dos resíduos recicláveis e deposição nos ecopontos, ecocentros ou recolha porta-a-porta.

A primeira acção tem como propósito melhorar o serviço de recolha de resíduos porta a porta, já existente nos estabelecimentos comerciais do concelho, quer com o aumento do número de estabelecimentos aderentes, quer no alargamento da tipologia de resíduos recolhidos.

Assim, a partir de hoje, elementos dos SMA e da VALNOR vão junto do comercio local distribuir gratuitamente contentores de separação de recicláveis para facilitar a separação de embalagens plástico e metal; papel e cartão; vidro. Aos que já fazem corretamente a separação dos RSU é entregue um dístico que os identifica como Eco Estabelecimentos.

A Recolha Selectiva Porta-a-Porta consiste na recolha, por viaturas da VALNOR, de resíduos recicláveis junto dos estabelecimentos comerciais, em dias de semana e horários pré-definidos.

A segunda acção decorre integrada nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, no ParqueTejo, a 07 de Junho, onde são lançadas duas campanhas de solidariedade social intituladas por “A sua Ajuda é Fundamental” e “ajude-nos a ajudar – os bombeiros merecem”.

“A sua Ajuda é Fundamental” é uma campanha a realizar com Instituições Particulares de Solidariedade Social, Centros de Dia, Lares, Hospitais, Centros Sociais, Associações de Apoio à 3ª Idade do concelho. O repto é dado a cada Instituição para que promova uma campanha de recolha de embalagens de plástico e metal e de papel /cartão, em que o resultado reverterá na doação de Equipamentos de Apoio Técnico a pessoas necessitadas ou em apetrechamentos para as próprias instituições.

Já a campanha “AJUDE-NOS A AJUDAR – OS BOMBEIROS MERECEM” é dirigida à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes com o desafio na recolha Pilhas, em que o resultado da recolha reverterá na doação de Equipamentos de Saúde para as Ambulâncias e/ou Equipamentos de Protecção Individual dos Bombeiros.

Recolher os resíduos recicláveis e garantir o seu correto encaminhamento para reciclagem é o principal objectivo da campanha “Separar é Cuidar do Ambiente”, que conta com a participação activa de todos na separação, acondicionamento e deposição dos resíduos, um processo que permite a reutilização como matéria-prima no fabrico de novos produtos, diminuindo assim o consumo de recursos naturais.

Recorde-se que os resíduos recicláveis são recebidos pela VALNOR de forma gratuita, desde que devidamente separados, ao contrário dos resíduos misturados (resíduos indiferenciados) que tem um custo a suportar pelos SMA.

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS