A equipa sénior de futebol da União Desportiva de Santarém, que se sagrou campeã nacional da 3.ª divisão na época 1984/1985, vai assinalar o 40.º aniversário do feito com um almoço de confraternização, no próximo domingo, dia 26 de Outubro, pelas 12 horas, no restaurante Adiafa, no Campo Infante da Câmara, em Santarém.
“Foi uma vitória difícil, dura, mas fomos campeões nacionais! Conquistámos o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão que dá agora acesso à 2.ª Liga”, recorda António Madeira, antigo presidente do clube.
Após falhar o objectivo de subir de divisão na época anterior (1983/1984), em 1984/1985 o clube constituiu um plantel com jogadores oriundos da cidade de Santarém, reforçando-se também com os melhores jogadores da zona, como é o caso de Brito e Elias (Cartaxo), Tozé, Vital e Costa (Almeirim), Cruz (Leiria), Tony, Alfredo e Teixeirinha (Lisboa).
Sob o comando do treinador José Carlos Gonçalves, também contratado naquela época, a União de Santarém perdeu apenas dois jogos, frente ao Nazarenos e ao Silves, durante uma campanha “espectacular”, nas palavras de António Madeira, que culminou com a coroação do clube como Campeão Nacional da 3.ª divisão, após a final disputada em Coimbra, ganha ao Académico de Viseu.
O antigo dirigente relembra os tempos vividos ao leme do clube, há 40 anos, marcados pelo amor da cidade à União e onde os dirigentes acompanhavam “diariamente o clube e os treinos”.
“Na altura chegámos perto dos três mil sócios”, destaca, aludindo ainda à realização de diversas actividades, como sorteios, festas, passagens de ano e bailes, onde se fazia “muito bom dinheiro”.
O facto de existirem várias empresas no centro histórico da cidade, permitiu que houvesse o apoio necessário para a realização das diversas iniciativas do clube, bem como consolidá-lo como uma das referências desportivas da região.
“Foi, se calhar, o ponto alto. Porque, além de campeões nacionais em seniores fomos campeões distritais em juniores, juvenis, iniciados e escolas”, sublinha.
Questionado sobre o momento atual do clube, António Madeira considera que a União de Santarém, a nível directivo, “atravessa uma fase muito boa”.
“No futebol, nesta altura, está no meio da tabela. Por aquilo que me dá a perceber, quem sabe se não será este ano que volta a ser campeão da terceira divisão”, refere.
Após o almoço de confraternização, o grupo irá assistir ao jogo entre a União de Santarém e o CD Mafra, às 15 horas, para relembrar velhos tempos e reforçar laços de amizade.
