O Campeonato do Mundo de Border Collie e o Europeu de Agility, competições que iriam decorrer em Julho na Cidade Desportiva de Abrantes com concorrentes oriundos de 40 países, foram adiados para 2025 devido à pandemia, anunciou a organização.

Em comunicado, o Clube Cinófilo do Altentejo (CCA), entidade organizadora, refere que “o cancelamento para este ano se deve à situação pandémica vivida em Portugal e no mundo, com o atraso significativo no processo de vacinação contra a covid-19 e que fez derrapar a expectativa de normalização da mesma apenas para o final do presente ano”.

Ao Campeonato da Europa de Agility, que iria envolver em Abrantes representantes de mais de 40 países e cerca de 1.300 binómios (homem/mulher e um cão), juntar-se-ia ainda o ‘Border Collie Classics’, o Campeonato do Mundo em Agility para uma raça específica, e o Mundial Júnior da modalidade, competições que iriam decorrer ao longo de todo o mês de Julho em Portugal.

“A incerteza da situação fronteiriça e o risco de contágio ainda prevalente, conjugados com o facto de se tratar de competições internacionais com um número relevante de participantes, levaram-nos, infelizmente, a escolher a segurança de todos os envolvidos, competidores, organizadores e seus parceiros e público, optando assim pelo cancelamento”, é referido na nota.

Após a comunicação desta decisão à Federação Cinológica Internacional (FCI), e “tendo em conta que as organizações dos campeonatos caninos para os próximos anos já iniciaram os respectivos preparativos, foi decidido em reunião de delegados dos países à FCI que Portugal teria prioridade na organização dos eventos na primeira data disponível ficando assim agendados para o ano de 2025”, é acrescentado.

“Seria um ano em cheio para Portugal porquanto era a primeira vez que o nosso país acolheria estas competições internacionais, mais a mais trazendo milhares de pessoas de outras países para a região, mas terá de ser em 2025 e será muito bom nessa altura para todos”, disse à Lusa Ezequiel Sousa, presidente do Clube Cinófilo do Alentejo (CCA), entidade organizadora.

Ezequiel Sousa referiu ainda que “Abrantes mantém-se como a cidade escolhida para ser a capital mundial de Agility porque está numa zona central do país e porque a edilidade já trabalha com o CCA na realização de algumas provas e disponibilizou-se para ser parceiro deste grande evento”.

Agility é um desporto competitivo que se caracteriza por ser uma prova de destreza canina em que o dono dirige o seu cão por uma série de obstáculos e em que o objectivo é terminar a prova sem cometer infracções e no menor tempo possível.

A candidatura foi oficializada pelo Clube Português de Canicultura e atribuiu ao Clube Cinófilo do Alentejo a organização do Campeonato da Europa, que, por sua vez, decidiu realizar os eventos em Abrantes.

Leia também...

União de Tomar adianta-se na frente da 1ª divisão distrital de futebol

Formação tomarense aproveitou o adiamento do jogo do Rio Maior para se distanciar.

Abrantes recebeu Jornadas do Associativismo

Decorreram, de 23 a 26 de Maio, no Edifício Pirâmide, em Abrantes, as Jornadas do Associativismo, organizadas pelo Município de Abrantes, reforçando as dinâmicas…

Alunos de Torres Novas cantam as janeiras no Convento do Carmo

Os alunos do 4.º ano do Centro Escolar Visconde de S. Gião cantaram, esta manhã, as Janeiras no Convento do Carmo, actuais Paços do…

Paulo Baptista: “A minha fonte de inspiração é a “Mãe Natureza””

O artesanato é a arte e as obras dos artesãos. Um artesão, por outro lado, é a pessoa que idealiza e executa o trabalho,…