O cabeça de lista do CDS-PP à Câmara Municipal de Santarém, Alexandre Paulo, disse hoje que tornar o concelho mais atractivo é um dos desígnios da sua candidatura às eleições autárquicas.

“Queremos tornar Santarém mais atractiva para quem vive e para quem possa vir a residir em Santarém. É um dos desígnios”, afirmou à agência Lusa Alexandre Paulo, de 28 anos e técnico de recursos humanos.

O cabeça de lista, que hoje apresenta a candidatura, explicou que aceitou este desafio porque, enquanto presidente da concelhia de Santarém do CDS-PP (desde Abril), “era fundamental mostrar que o partido está vivo e era muito importante ter uma candidatura autárquica”.

“Um dos pontos base que tínhamos era que fosse alguém do concelho. A opção interna acabou por recair em mim”, declarou, referindo-se à questão da idade: “É fundamental renovar os quadros do partido e aparecerem novas figuras nas concelhias e a nível nacional”.

Segundo Alexandre Paulo, “esta candidatura surge para dar nota de que esta é uma estrutura nova, nunca esquecendo o passado, mas dando início à renovação”.

Sobre o programa eleitoral, Alexandre Paulo destacou a habitação, exemplificando com a “renovação do edificado no Centro Histórico e na zona ribeirinha”, tornando os processos céleres, mas principalmente transparentes.

Alexandre Paulo defendeu, ainda, a atracção de famílias para a zona histórica e zonas rurais, “com apoio ao arrendamento jovem”, e, no âmbito do apoio à natalidade, a candidatura apresenta o “cheque natalidade, com uma mensalidade pelo período de um ano, a funcionar em modo de reembolso de despesas feitas no concelho, para injectar capital na economia local”.

Já na protecção aos idosos, o democrata-cristão preconiza “protocolos com IPSS [instituições particulares de solidariedade social] e a criação de uma base de dados de resposta social para responder de forma mais prática e pragmática, pois são estas instituições que melhor conhecem a situação social dos idosos”.

Na saúde, Alexandre Paulo apontou, por exemplo, a criação de um programa de instalação de desfibrilhadores automáticos externos nas juntas, com formação de pessoas.

“O objectivo é apostar na formação de funcionários das juntas, mas também de elementos das associações, para permitir uma resposta mais correcta de forma a salvar vidas”, prosseguiu.

O candidato adiantou que, na área da segurança, vai propor videovigilância no Centro Histórico, cujo espaço público precisa de “revitalização e reformulação”, considerou.

“É necessário recuperar todas as ruas de forma sustentada e planeada, para não ter um Centro Histórico todo esburacado ao mesmo tempo”, salientou, defendendo, igualmente, a abolição do Imposto Municipal sobre Imóveis para prédios de habitação nesta zona.

A criação de um gabinete de apoio, “para ajudar moradores e comerciantes em processos de candidatura a programas de apoio”, e de uma bolsa de estacionamento para moradores são outras propostas para o Centro Histórico.

Alexandre Paulo acrescentou que uma vitória será “aumentar o número de autarcas eleitos”, reconhecendo que “historicamente não é fácil para o CDS” em Santarém.

“Mas temos um projecto absolutamente exequível, com propostas muito claras, e pretendemos aumentar o número de eleitos na Assembleia Municipal e, quem sabe, eleger o primeiro vereador centrista na Câmara de Santarém”, disse.

O executivo municipal escalabitano é liderado por Ricardo Gonçalves (PSD), que se vai recandidatar a um terceiro mandato autárquico, tendo o PS anunciado a candidatura do actual deputado Manuel Afonso e o BE da deputada e professora Fabíola Cardoso.

O médico André Gomes é o candidato da CDU e o Chega candidata o médico veterinário Pedro Frazão.

Em 2017, o PSD obteve 43,2% dos votos, elegendo cinco dos nove elementos do executivo municipal, ocupando o PS (34,1%) os restantes lugares.

A CDU teve 7,6% dos votos, o CDS 5,4% e o BE 4,1%, num concelho que em 2017 tinha 51.718 eleitores inscritos.

O CDS-PP tem um eleito na Assembleia Municipal de Santarém (6,3%).

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 26 de Setembro.

Leia também...

Santarém vai participar no Concurso Nacional da Rainha das Vindimas

O evento organizado pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho,…

Atletas de Tiro com Arco do Ateneu Artístico Cartaxense sagram-se Campeões Nacionais

Três atletas de Tiro com Arco do Ateneu Artístico Cartaxense sagraram-se Campeões…

Filipe Santana Dias: “Vamos assistindo à tentação de fazer polémica em vez de política”

O Município de Rio Maior assinalou os 187 anos do Concelho com…

Presidente da Câmara Municipal da Chamusca assina contrato de financiamento para requalificação da Escola Secundária

Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, assinou o contrato de…