O processo para que a Semana Santa e Festa do Espírito Santo em Sardoal, distrito de Santarém, passe a constar no Inventário Nacional do Património Imaterial encontra-se em consulta pública, segundo um anúncio hoje publicado em Diário da República.

No anúncio, a Direção-Geral do Património Cultural refere que a consulta pública está disponível ‘online’, no portal http://www.matrizpci.dgpc.pt.

O município apresentou a candidatura em 2017 com o objetivo de integrar a Semana Santa no Inventário Nacional da Direção-Geral do Património, estando inseridas todas as tradições relacionadas com as celebrações, desde a primeira procissão até ao Bodo.

“Integradas no ciclo primaveril da Páscoa, decorre no Sardoal um conjunto de atividades de génese profundamente religiosa e cristã, como também de caráter civil, e que integram a vivência fortemente ritualizada da Quaresma e Semana Santa”, refere a informação disponibilizada na consulta pública, indicando que as celebrações têm início ainda na Quaresma.

A Festa do Espírito Santo (ou do Bodo) realiza-se 50 dias após a Páscoa, e integra uma missa ao ar livre e uma procissão em que 20 jovens vestidas de branco e com cintos de quatro cores, uma por cada freguesia do concelho, transportam à cabeça os tabuleiros com o pão benzido na eucaristia.

A realização desta festa remonta a um passado longínquo, havendo registos de que já se realizava antes de 1470.

“A originalidade das celebrações da Semana Santa, em Sardoal, reside, para além da riqueza das festividades, […] no facto de estas cerimónias atualizarem anualmente o profundo sentido de pertença da comunidade local. Por estes dias, a comunidade de Sardoal reforça os laços que a unem e os filhos da terra regressam ao concelho, vivenciando intensamente o espaço público e o espaço privado, entre as cerimónias religiosas em que participam, a família e a gastronomia tradicional”, descreve-se ainda na síntese da candidatura.

A Direção-Geral do Património Cultural decide sobre o pedido de inventariação no prazo de 120 dias após a conclusão do período da consulta pública, que, por seu turno, será de 30 dias.

Leia também...

Congresso das Escolas Superiores Agrárias reúne conhecimento científico em Santarém

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) vai organizar, nos dias 3 e 4 de Novembro de 2022, o IV Congresso Nacional das Escolas…

Onze distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva forte

Onze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, devido aos…

Festas do Santíssimo Milagre em Santarém

As tradicionais Festas do Santíssimo Milagre decorreramem Santarém, no domingo de Pascoela. A grande Festa do Santíssimo Milagre iniciou-se com a veneração da Sagrada…

Borrego Leonor & Irmão distinguida com prémio nacional

A empresa Borrego Leonor & Irmão, S.A, sedeada em Almeirim, foi reconhecida com o prémio nacional de Excelência nos prémios Valorfito, em reconhecimento pelas…