O canoísta Kevin Santos, aluno da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, apurou-se directamente para a final de K1 200 metros na derradeira oportunidade europeia de qualificação para Tóquio2020, feito que Francisca Laia e Sara Sotero imitaram em K2 500 na Hungria.

Só o primeiro lugar de cada uma das três eliminatórias dava direito a final directa, que Kevin Santos, de 1,96 metros, conseguiu com o tempo de 35,26 segundos, batendo o polaco Pawel Kaczmarek por 51 centésimos de segundo e o esloveno Vid Debeljak por 55: na quinta-feira, há somente duas vagas olímpicas em disputa.

De manhã, Joana Vasconcelos tinha igualmente agarrado a oportunidade única no K1 500 rumo à final, no caso com o melhor registo entre as três séries, enquanto o de Kevin foi o menos rápido.

Final directa igualmente para Francisca Laia e Sara Sotero com o segundo lugar em K2 500, em prova que qualificava três barcos: as lusas, que lideraram boa parte da regata, concluíram em 1.50,44 minutos, a 1,32 segundos das alemãs Sarah Bruessler e Melanie Gebhardt.

PUBLICIDADE

Na quinta-feira, só o triunfo levará a dupla lusa, formada há menos de duas semanas, a Tóquio2020.

Rumo à semifinal, a disputar ainda esta tarde, seguiram Marco Apura e Bruno Afonso, quartos em C2 1.000, Rúben Boas e João Pereira, sextos em K2 1.000.

As provas das jovens Inês Penetra e Beatriz Lamas, em C2 500, decorrem somente na quinta-feira.

Quem atingir o objectivo vai aumentar a equipa da canoagem que já integra Fernando Pimenta em K1 1.000, Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela em K4 500 e Teresa Portela em K1 200, canoístas que de sexta-feira a domingo competem na Taça do Mundo que se segue a este apuramento, e na qual vão testar a forma dos rivais para Tóquio2020.

PUBLICIDADE
Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Árbitro ribatejano apita jogo entre Estrela da Amadora e SL Benfica

João Bento, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, vai apitar o…

A festa dos adeptos do Sporting em Almeirim (C/FOTOS)

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional, na noite do passado…