Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e o sindicato da agricultura chegaram a acordo sobre a tabela salarial do sector para 2022, que prevê um mínimo de 705 euros para os trabalhadores do continente.

“Após negociações prolongadas, a CAP chegou a acordo com o SETAAB – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, Floresta, Pesca, Turismo, Indústria Alimentar, Bebidas e Afins, para atualização do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) publicado em 2021”, lê-se numa nota publicada no ‘site’ da confederação.

Através desta atualização, o salário mínimo no continente é fixado em 705 euros. Este valor é atribuído às categorias de estagiário, ajudante de armazém, jardineiro, trabalhador de limpeza, avícola ou agrícola e calibrador de ovos. Por sua vez, motoristas, vendedores, operadores de armazém, telefonistas e rececionistas deste setor passam a ter uma remuneração mínima mensal de 715 euros.

Seguem-se as categorias de adegueiro, encarregado de armazém, operador agrícola, florestal, pecuário, apícola, de rega, jardinagem e espaços verdes ou de máquinas agrícolas, motosserrista, assistente administrativo, tratador/desbastador de equinos, tratador de animais em cativeiro, aplicador de produtos fitofarmacêuticos e de adubos e pastor, com 760 euros.

A tabela estipula ainda que os técnicos de produção agropecuária, de máquinas florestais, vitivinícola, de recursos florestais e ambientais, de jardinagem e espaços verdes, gestão equina, qualidade, administrativo ou de manutenção e encarregados de exploração recebem uma remuneração mínima mensal de 808 euros. Os técnicos superiores, por seu turno, auferem 836 euros.

Neste sector, o vencimento por hora com proporcionais (férias e subsídio de férias e de Natal), nas categorias nível três, quatro e cinco, é agora de 6,50 euros, 5,80 euros e 5,37 euros, respectivamente.

Já o vencimento diário com proporcionais é de 42,96 euros (nível cinco), 46,40 euros (nível quatro) ou 52 euros (nível três).

Segundo o documento, o subsídio de refeição foi atualizado para 4,60 euros por dia e as diuturnidades mantém-se em 9,25 euros.

Estes valores terão aplicação desde 01 de Março.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…