Fotografias: Vítor Gomes/Veddacom
Fotografias: Vítor Gomes/Veddacom

Aos comandos de um Mitsubishi Carisma GT, Carlos Fernandes e Luís Boiça dominaram quase por inteiro a 5ª edição do Templários Rally Classic, com o piloto sintrense a vencer as 5 especiais diurnas do programa, sendo apenas suplantados no curto traçado urbano da super especial noturna. A dupla Nuno Pinto/João Jardim Pereira (Citroen C3 Rally2 terminou no segundo posto e venceu o Grupo Open. Por seu lado, Gonçalo Figueiroa e Gonçalo Cunha impuseram o seu Ford Escort MKII entre os Históricos.

A 5ª edição do Templários Rally Classic teve a participação de 55 equipas, estabelecendo um novo recorde de participantes na prova.

Pela frente, o plantel tinha duas etapas, com a tirada inaugural de sábado a incluir 3 passagens por Porto de Cavaleiros (9,54 Km) e uma dupla aparição nos 1940 metros da super especial noturna desenhada no coração da cidade de Tomar.

Carlos Fernandes, consagrado piloto de Sintra, provou ser um dos mais rápidos e completos pilotos de ralis em Portugal, dominando a prova, desde o primeiro quilómetro, acompanhado por Luís Boiça. A dupla fez o pleno nas três passagens por Porto de Cavaleiros, sendo batidos apenas na super especial, concluindo a 1ª etapa com 10,1 segundos de vantagem sobre os segundos classificados.

No domingo, os 7,48 km de Brazões tinham total destaque. Duas passagens pelo troço assumiam a totalidade do percurso contra o cronómetro desta etapa final, antes do regresso definitivo à Várzea Grande, em Tomar.

Carlos Fernandes voltou a não dar hipóteses à oposição vencendo nas duas classificativas, aumentando assim para 5 o número de vitórias em especiais, fazendo ainda crescer a sua vantagem para os mais diretos opositores para uns significativos 44,5 segundos, regressando a Tomar, para festejar uma justa vitória no Templários Rally Classic!

Aos comandos de um Citroen C3 Rally2 da Sports & You, Nuno Pinto e João Jardim Pereira demoraram um pouco a aquecer, utilizando a primeira especial do rali para se adaptarem ao potente carro francês, mas saltaram para o 2º posto da geral logo na passagem seguinte por Porto de Cavaleiros, lograram desfeitear Carlos Fernandes na dupla passagem pela super especial noturna em Tomar, mas sem nunca parecer poderem vir a suplantar o líder. Na 2ª etapa, Nuno Pinto conseguiu gerir o avanço sobre os perseguidores que ambicionavam o 2º posto, apesar de terem enfrentado alguns problemas no carro francês. O pódio alcançado foi um justo prémio para a sua excelente exibição.

Termina assim mais uma edição do Templários Rally Classic, pautada por uma excelente organização, com a adesão do publico e pilotos de qualidade, que elevou o patamar do evento contribuindo para o sucesso desta prova que se assume já como uma das referencias no panorama dos Ralis “Legend” organizados em Portugal.  

Leia também...

Nacional de Motocross este domingo na Moçarria

Após um período de paragem mais longo o campeonato nacional de motocross…

União de Tomar goleia e salta para a liderança

O União de Tomar aplicou chapa cinco aos Águias de Alpiarça, no…

Rio Maior isola-se na frente do campeonato distrital

O Rio Maior venceu o Alcanenense e aproveitou a derrota do União…

Viver Santarém conquista “Selo de Qualidade Portugal a Nadar Seguro”

As piscinas do Complexo Aquático de Santarém, obtiveram o “Selo de Qualidade…