A Escola Básica de Vila Chã de Ourique deu “feriado”, no dia 13 de Fevereiro, a uma das suas alunas para que pudesse estar bem cedinho no edifício-sede da Câmara Municipal do Cartaxo para “tomar posse” como Presidente por um Dia.

Ainda não eram nove da manhã e já a jovem Presidente se mostrava pronta para assumir as suas novas funções. É verdade que o momento a deixou com um pouco de “nervoso miudinho”, mas a corajosa Carlota fez-se acompanhar de dois elementos da família – o avô e a irmã mais velha – que lhe garantiram o apoio necessário antes de a deixar sozinha a cumprir as suas obrigações.

Depois da “passagem de presidência” de Pedro Magalhães Ribeiro para a jovem, foi tempo de partir para Vila Chã de Ourique onde está a decorrer, durante o mês de Fevereiro, a iniciativa Presidência Aberta.

Recebida em Vila Chã de Ourique pelo Presidente da Junta, Vasco Casimiro, a Presidente por um Dia, ocupou o seu lugar ao lado de Pedro Magalhães Ribeiro para assumir os trabalhos da Comissão Municipal de Proteção Civil, a que se seguiram mais duas reuniões, a reunião do Conselho Municipal de Segurança e a Comissão Municipal de Trânsito.

No decorrer dos trabalhos, a Carlota ficou a conhecer os representantes das forças de segurança – o Comissário Vítor Antunes da PSP, o Comandante do Posto da GNR do Cartaxo, Paulo Belchior e o Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, David Lobato -, que têm assento quer na comissão, quer nos concelhos, para além dos presidentes de junta de freguesia presentes, dos responsáveis e técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, como Ana Coelho que apresentou o trabalho desenvolvido pelo Serviço, ou a procuradora do Ministério Público, entre outros técnicos do Município do Cartaxo e responsáveis de diversas instituições do concelho.

Temas tão importantes como a segurança de pessoas e bens, a organização do trânsito no concelho, o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Municipais no auxílio à população, ou as decisões sobre requerimentos enviados pela população, foram temas que a jovem ficou a conhecer durante a manhã. Uma manhã de muito trabalho que a Carlota enfrentou com “um comportamento exemplar, com muita atenção às propostas apresentadas pelas diversas instituições presentes, ao que acrescentou ainda uma grande simpatia para com todos os presentes”, assegurou o presidente da Câmara Municipal.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, a iniciativa permite a uma criança ou jovem “acompanhar um dia de trabalho normal do presidente de câmara, despertando-lhe a atenção para a importância da participação dos cidadãos no processo de decisão pública”, esperando que, a par da iniciativa Presidência Aberta, a iniciativa Presidente por um Dia possa “reforçar a relação entre os decisores políticos e aqueles a quem mais importam as decisões tomadas”, o autarca explicou que as iniciativas se vão manter ao longo de todo o ano, em cada uma das freguesias – “é muito importante que possamos ter cada vez mais pessoas a participar nas reuniões e visitas de trabalho. Que cada pessoa, cada empresa, cada instituição possa fazer-se ouvir e dar conta não só das dificuldades sentidas, mas também do trabalho que desenvolve em prol do crescimento cultural, desportivo, social e económico do nosso concelho. As presidências abertas também devem ser espaço para a valorização do que de melhor é feito em cada freguesia”.

Presidência aberta continua até dia 27 de Fevereiro em Vila Chã de Ourique. Todas as iniciativas, reuniões e visitas de trabalho, são abertas ao público.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…