No dia 24 de janeiro decorreu a sessão pública da assinatura do auto de consignação da empreitada da habitação colaborativa e comunitária na Quinta das Pratas. A sessão teve lugar no salão nobre do edifício-sede do município e contou com a presença de Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de acompanhamento do PRR e de Paula Carloto, Diretora do Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social.

A construção deste equipamento social é uma parceria entre a Câmara Municipal do Cartaxo e a CERCI Flor da Vida – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão, CRL que consiste na edificação de 11 apartamentos com capacidade para 30 residentes, para habitação permanente ou temporária para pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.

O equipamento visa combater o isolamento de pessoas como idosos ou pessoas com deficiência, promovendo um equilíbrio entre alojamento individual e familiar. Através deste modelo, será possível garantir a inclusão e autonomia dos residentes, enquanto se disponibilizam serviços de apoio técnico e operacional.

O Município do Cartaxo, proprietário do terreno de 2502 m² na Quinta das Pratas, apoia esta iniciativa através da constituição do direito de superfície do terreno a favor da CERCI Flor da Vida por um prazo de 40 anos. Esta parceria visa criar uma resposta social inexistente no território “que, alinhada com os objetivos de diagnóstico e planeamento do município permitirá desenvolver novas respostas na área da saúde, o que é essencial para a promoção da qualidade de vida destas pessoas”, como destaca João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo.

Com um investimento superior a 1.350.000€ por parte da CERCI Flor da Vida, a candidatura para este projeto foi aprovada e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no montante de 933.000€.

A CERCI Flor da Vida é uma Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que promove atividades de educação, apoio social e saúde, dirigidas a pessoas vulneráveis nos territórios de Azambuja, Cartaxo, Alenquer e Vila Franca de Xira.

João Ferreira Heitor, considera ainda que “parcerias como esta são fundamentais no que concerne a dar novas e melhores respostas na área da saúde. Parcerias com instituições como a CERCI Flor da Vida, cujo trabalho desenvolvido merece o nosso total reconhecimento e que, diariamente, está junto destas pessoas em situação mais vulnerável e assim, melhor do que ninguém, compreende as dificuldades que atravessam no seu quotidiano.”

Leia também...

Santarém associa-se à iniciativa “Outubro Rosa – Mês de Prevenção do Cancro da Mama”

O Município de Santarém associa-se à iniciativa “Outubro Rosa – Mês de…

Cartaxo assinala dia internacional da juventude com “Festa Branca”

A Câmara Municipal do Cartaxo vai assinalar o dia internacional da juventude,…

Galeria Municipal do Entroncamento recebe Exposição de Aguarela “Olhares de MPL” de Manuel Lopes

A Galeria Municipal recebe, entre os dias 27 de Agosto a 8…
Foto de Arquivo

Homem detido por incumprimento de confinamento obrigatório

Um homem, de 33 anos de idade, foi detido pela PSP por…