No dia 24 de janeiro decorreu a sessão pública da assinatura do auto de consignação da empreitada da habitação colaborativa e comunitária na Quinta das Pratas. A sessão teve lugar no salão nobre do edifício-sede do município e contou com a presença de Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de acompanhamento do PRR e de Paula Carloto, Diretora do Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social.

A construção deste equipamento social é uma parceria entre a Câmara Municipal do Cartaxo e a CERCI Flor da Vida – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão, CRL que consiste na edificação de 11 apartamentos com capacidade para 30 residentes, para habitação permanente ou temporária para pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.

O equipamento visa combater o isolamento de pessoas como idosos ou pessoas com deficiência, promovendo um equilíbrio entre alojamento individual e familiar. Através deste modelo, será possível garantir a inclusão e autonomia dos residentes, enquanto se disponibilizam serviços de apoio técnico e operacional.

O Município do Cartaxo, proprietário do terreno de 2502 m² na Quinta das Pratas, apoia esta iniciativa através da constituição do direito de superfície do terreno a favor da CERCI Flor da Vida por um prazo de 40 anos. Esta parceria visa criar uma resposta social inexistente no território “que, alinhada com os objetivos de diagnóstico e planeamento do município permitirá desenvolver novas respostas na área da saúde, o que é essencial para a promoção da qualidade de vida destas pessoas”, como destaca João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo.

Com um investimento superior a 1.350.000€ por parte da CERCI Flor da Vida, a candidatura para este projeto foi aprovada e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no montante de 933.000€.

A CERCI Flor da Vida é uma Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que promove atividades de educação, apoio social e saúde, dirigidas a pessoas vulneráveis nos territórios de Azambuja, Cartaxo, Alenquer e Vila Franca de Xira.

João Ferreira Heitor, considera ainda que “parcerias como esta são fundamentais no que concerne a dar novas e melhores respostas na área da saúde. Parcerias com instituições como a CERCI Flor da Vida, cujo trabalho desenvolvido merece o nosso total reconhecimento e que, diariamente, está junto destas pessoas em situação mais vulnerável e assim, melhor do que ninguém, compreende as dificuldades que atravessam no seu quotidiano.”

Leia também...

Incêndio deflagra numa zona de mato em Alcanena

Um incêndio deflagrou hoje, dia 26 de Julho, numa zona de mato, em Espinheiro, no concelho de Alcanena. O alerta foi dado às 11h59…

Santarém vai testar membros das mesas de voto do concelho

Todos os membros das mesas de voto do concelho de Santarém vão ser testados à covid-19 nos sábados que antecedem a votação antecipada de…

Termina hoje consulta pública do relatório preliminar da comissão independente

 O período de consulta pública do relatório preliminar da comissão técnica independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, que apontou Alcochete…

Benny-Venti, primeira bicampeã do Festival de Estátuas Humanas de Santarém

Joana Branco, a personagem de Benny-Venti, um duende atrevido e brincalhão, foi a estátua eleita pelo público na 4ª edição do Festival de Estátuas…