As obras de modernização da Escola Básica D. Sancho I, no Cartaxo, vão começar em março e devem estar concluídas em julho de 2026, anunciou hoje o presidente da câmara.

“Queremos começar as obras no próximo mês. A nossa expectativa é essa. Este projeto vai ser feito por fases. A obra vai decorrendo e vamos tendo os alunos, ora nas salas que não estão a ser intervencionadas, ora nas salas que já foram intervencionadas, com o apoio também de contentores”, explicou João Heitor (PSD) à Lusa.

Estas obras representam um investimento de 9,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com dados divulgados pela câmara, a intervenção inclui a reabilitação integral do edifício escolar, que passará a contar com 16 salas de aula normais, duas salas de artes, uma sala de música, dois laboratórios, uma sala de preparação, uma unidade de ensino estruturado, um centro de apoio à aprendizagem, uma biblioteca e um auditório.

O projeto prevê ainda a demolição do antigo edifício de oficinas, onde irá nascer um novo recreio coberto, e a renovação do pavilhão desportivo existente.

Nos espaços exteriores, destacam-se a construção de uma cobertura para o polidesportivo, um abrigo para bicicletas, uma plataforma para percursos rodoviários e um campo de padel.

O presidente da Câmara do Cartaxo sublinhou que a escola foi selecionada para receber as obras devido ao “elevado nível de degradação” e por cumprir “todos os critérios do PRR”.

A obra beneficiará cerca de 600 alunos e pretende “melhorar o aproveitamento escolar, aumentar a participação no ensino superior e fixar população no território”.

A autarquia pretende ainda reforçar a oferta de atividades extracurriculares associadas à formação e contribuir para a “coesão territorial”. 

Leia também...

IPMA coloca Santarém em risco máximo de incêndio

Quase 40 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda,…

Plenário Distrital do Bloco de Esquerda com Catarina Martins

Catarina Marins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, vai estar presente no…

Atropelamento ferroviário resulta em um morto no Cartaxo

Um atropelamento ferroviário resultou na morte de uma mulher, na noite de…
Foto de Arquivo

Operações integradas para gerir paisagem contra fogos têm 165 ME do PRR

O secretário de Estado das Florestas considerou hoje que as Operações Integradas…