As obras de modernização da Escola Básica D. Sancho I, no Cartaxo, vão começar em março e devem estar concluídas em julho de 2026, anunciou hoje o presidente da câmara.

“Queremos começar as obras no próximo mês. A nossa expectativa é essa. Este projeto vai ser feito por fases. A obra vai decorrendo e vamos tendo os alunos, ora nas salas que não estão a ser intervencionadas, ora nas salas que já foram intervencionadas, com o apoio também de contentores”, explicou João Heitor (PSD) à Lusa.

Estas obras representam um investimento de 9,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com dados divulgados pela câmara, a intervenção inclui a reabilitação integral do edifício escolar, que passará a contar com 16 salas de aula normais, duas salas de artes, uma sala de música, dois laboratórios, uma sala de preparação, uma unidade de ensino estruturado, um centro de apoio à aprendizagem, uma biblioteca e um auditório.

O projeto prevê ainda a demolição do antigo edifício de oficinas, onde irá nascer um novo recreio coberto, e a renovação do pavilhão desportivo existente.

Nos espaços exteriores, destacam-se a construção de uma cobertura para o polidesportivo, um abrigo para bicicletas, uma plataforma para percursos rodoviários e um campo de padel.

O presidente da Câmara do Cartaxo sublinhou que a escola foi selecionada para receber as obras devido ao “elevado nível de degradação” e por cumprir “todos os critérios do PRR”.

A obra beneficiará cerca de 600 alunos e pretende “melhorar o aproveitamento escolar, aumentar a participação no ensino superior e fixar população no território”.

A autarquia pretende ainda reforçar a oferta de atividades extracurriculares associadas à formação e contribuir para a “coesão territorial”. 

Leia também...

Toy confirmado na Semana da Ascensão’23 com concerto interactivo

Toy é a segunda grande confirmação para a Semana da Ascensão’23, que acontece de 13 a 21 de Maio. Toy sobe ao palco Ascensão…

Homem de Alcanhões detido por suspeita de divulgação de conteúdos televisivos codificados

Um homem, residente em Alcanhões, concelho de Santarém, foi detido e outros sete foram constituídos arguidos por suspeita de crimes de violação de direitos…

Santarém recebe Festival de Estátuas Vivas

O Festival de Estátuas Vivas de Santarém regressa às ruas do centro histórico de Santarém de 5 a 7 de Agosto, numa parceria entre…

Fábrica da Tupperware fecha e deixa 200 trabalhadores no desemprego

A fábrica da Tupperware instalada em Montalvo, Constância, vai encerrar a atividade no dia 08 de janeiro e despedir os cerca de 200 trabalhadores,…