A Câmara Municipal do Cartaxo escolheu um objecto icónico para assinalar o Dia Internacional dos Museus.

O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo vai receber a exposição temporária que mostrará como a bicicleta evoluiu ao longo dos tempos e como está a adquirir um papel muito relevante no cumprimento dos objectivos de desenvolvimento sustentável, saúde e bem-estar globais, bem como no combate às mudanças climáticas.

A exposição apresenta uma breve história da bicicleta e alguns exemplares das antigas “pasteleiras” usadas como meio de transporte, por exemplo, pelo trabalhador rural.

Ao longo da história, artesãos e profissionais diversos fizeram dela modo de subsistência e solução para a realização de tarefas – tal como aconteceu com o amolador, os vendedores de pão e leite, peixeiro, o polícia ou o tanoeiro.

A exposição mostra também o seu papel em modalidades desportivas, dando destaque aos ciclistas do concelho do Cartaxo, vencedores da Volta a Portugal – José Maria Nicolau, Alfredo Trindade, Francisco Valada e Marco Chagas –, exibindo as suas bicicletas, troféus e recordações.

As modalidades BMX, BTT, Down Hill, pista, estrada, bem como as bicicletas de gravel e elétricas, também estarão presentes na exposição que será inaugurada no dia 20 de Maio, às 17h00 e ficará patente ao público até ao dia 25 de Junho.

Entre os dias 2 e 4 de Junho realiza-se a II Edição do passeio ciclista de época “A Classica”.

Leia também...

Coruche com orçamento de 45,3 ME para 2025

O orçamento da Câmara de Coruche, para 2025 será de 45,3 milhões de euros, disse à Lusa o presidente do município, considerando tratar de…

Moita Flores vai a julgamento no caso das obras na ex-EPC

O Tribunal de Instrução Criminal de Santarém decidiu levar a julgamento o ex-presidente da Câmara escalabitana Francisco Moita Flores no processo relacionado com a…

Santarém vai celebrar Santos Populares

De 22 a 25 de Junho, Santarém convida os munícipes e seus visitantes a celebrarem os Santos Populares para em três espaços do Centro…

Arqueólogos descobrem nova gravura rupestre com mais de 20 mil anos no vale do Ocreza 

Uma quarta gravura com mais de 20 mil anos, que representa um cavalo, foi descoberta no vale do Ocreza, em Mação, sendo o segundo…