A dívida dos municípios desceu em 2018, mas 23 câmaras ainda apresentavam uma dívida total superior ao permitido, três das quais estão mesmo em ruptura financeira, entre elas está o Município do Cartaxo, segundo a análise do Anuário dos Municípios Portugueses, hoje apresentado em Lisboa.

De acordo com dados do Anuário, divulgado anualmente pela Ordem dos Contabilistas Certificados com o objectivo de ser uma referência na monitorização da eficiência do uso de recursos públicos pela administração local, a dívida das câmaras tem descido progressivamente desde há 10 anos, apresentando em 2018 o seu nível mais baixo.

A dívida que os 308 municípios têm de pagar estava nos 4.243 milhões de euros, menos 9,7% (correspondente a 454,7 milhões de euros) do que em 2017.

No entanto, há 23 câmaras, sobretudo municípios de pequena e de média dimensão, que têm uma dívida total superior a 1,5 vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos três exercícios anteriores, o limite estabelecido por lei para a dívida dos municípios. Em 2017 eram 30 as câmaras que estavam nesta situação de sobre-endividamento.

Esta lista é encabeçada por Fornos de Algodres, Vila Real de Santo António e Cartaxo, três municípios que estão em ruptura financeira, por o valor da sua dívida ultrapassar em três vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos três exercícios anteriores.

Aveiro e Évora são dois concelhos capitais de distrito que também estão nesta lista de sobre-endividados.

De acordo com os dados realçados hoje, no final do ano económico de 2018, 12% dos municípios ainda pagavam a fornecedores a mais de 90 dias.

Nesta lista destacam-se três autarquias que, em 2018, demoravam em média mais de um ano a pagar: Nazaré demorava 841 dias a pagar, Celorico da Beira 637 dias e Vila Real de Santo António 462 dias.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é publicado desde 2003 com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e a colaboração do Tribunal de Contas, tendo esta edição sido coordenada pela investigadora Maria José Fernandes, do Instituto politécnico do Cávado e do Ave.

Leia também...

Suspeito de tráfico de droga fica em prisão preventiva

Um homem de 39 anos de idade foi detido esta quarta-feira, dia…

Homem detido pela PSP por tráfico de droga

Um homem de 42 anos de idade foi detido pela PSP por…

Turismo do Alentejo/Ribatejo lança Guia de Enoturismo do Ribatejo

A Entidade Regional de Turismo lançou ontem, dia 10 de Janeiro, o…

Detido por violência doméstica fica com pulseira electrónica

Militares do Posto Territorial de Ferreira do Zêzere detiveram, na passada segunda-feira,…